PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Viagem a Portugal: 5 jeitos de usar burel na decoração

O tecido feltrado, espesso e resistente garante estilo em áreas internas e externas

Por Isabella Marinelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 03h54 - Publicado em 28 out 2016, 03h53
 (/)
Continua após publicidade

A região de Serra da Estrela, em Portugal, tem uma antiga tradição de lanifícios devido às criações de ovelhas. Entre os filhos mais famosos, está o burel: um tecido feltrado, áspero e espesso; diferente de tudo o que costumamos ver.

“As primeiras pessoas que utilizaram foram os pastores, pois, como andavam com seus rebanhos, precisavam de uma capa resistente, quente e impermeável”, conta Catarina Silva, diretora do hotel Casa das Penhas Douradas, que faz parte de um complexo que inclui a Burel Factory.

Não à toa, a decoração do empreendimento é a grande vitrine da fábrica. Dos sofás aos tapetes, por lá, esse material colorido é a grande estrela. Encantadas pelo estilo confortável e moderno, selecionamos algumas dicas para colocar em prática na sua casa.

No tapete


decor burel 2

decor burel 6
Detalhe da dobradura “casa de abelha” feita manualmente no tecido ()
Continua após a publicidade

Pela resistência, como menciona Catarina, o burel é uma ótima opção de matéria-prima para tapetes. Ainda que moldado, nem mesmo os passos sobre o tecido são capazes de desestruturar as dobraduras.

Nos estofados e almofadas

decor burel 5

Já a tolerância à água garante a durabilidade de almofadas e cadeiras, ainda que estas fiquem em locais de intensa circulação. E a combinação de cores? Pode soltar a criatividade, pois encontrará 49 tons no mercado.

Continua após a publicidade

Nos protetores de cama

decor burel 4

Dos jeitos mais charmosos de usar o burel, as colchas e protetores de pés podem reproduzir os mesmos pontos artesanais, completando qualquer jogo de cama básico.

Nos revestimentos de parede

decor burel 3

Continua após a publicidade

Uma das características peculiares deste material é a capacidade de isolamento acústico em virtude do processo artesanal no tear. Não demorou para que fosse, então, empregado em revestimentos de parede. Que tal esse mosaico azul na foto? Pertence à sede da Microsoft de Lisboa.

Em revisteiros

decor burel

Vale deixar voar a imaginação: pufes, bancos, carpetes e até revisteiros são confeccionados a partir deste tecido feltrado. Segundo Silva, outra vantagem é que são fáceis de limpar e não costumam acumular poeira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.