Viagem a Portugal: 5 jeitos de usar burel na decoração

O tecido feltrado, espesso e resistente garante estilo em áreas internas e externas

A região de Serra da Estrela, em Portugal, tem uma antiga tradição de lanifícios devido às criações de ovelhas. Entre os filhos mais famosos, está o burel: um tecido feltrado, áspero e espesso; diferente de tudo o que costumamos ver.

“As primeiras pessoas que utilizaram foram os pastores, pois, como andavam com seus rebanhos, precisavam de uma capa resistente, quente e impermeável”, conta Catarina Silva, diretora do hotel Casa das Penhas Douradas, que faz parte de um complexo que inclui a Burel Factory.

Não à toa, a decoração do empreendimento é a grande vitrine da fábrica. Dos sofás aos tapetes, por lá, esse material colorido é a grande estrela. Encantadas pelo estilo confortável e moderno, selecionamos algumas dicas para colocar em prática na sua casa.

No tapete


decor burel 2

Detalhe da dobradura manual feito no tecido Detalhe da dobradura “casa de abelha” feita manualmente no tecido

Detalhe da dobradura “casa de abelha” feita manualmente no tecido (/)

Pela resistência, como menciona Catarina, o burel é uma ótima opção de matéria-prima para tapetes. Ainda que moldado, nem mesmo os passos sobre o tecido são capazes de desestruturar as dobraduras.

Nos estofados e almofadas

decor burel 5

Já a tolerância à água garante a durabilidade de almofadas e cadeiras, ainda que estas fiquem em locais de intensa circulação. E a combinação de cores? Pode soltar a criatividade, pois encontrará 49 tons no mercado.

Nos protetores de cama

decor burel 4

Dos jeitos mais charmosos de usar o burel, as colchas e protetores de pés podem reproduzir os mesmos pontos artesanais, completando qualquer jogo de cama básico.

Nos revestimentos de parede

decor burel 3

Uma das características peculiares deste material é a capacidade de isolamento acústico em virtude do processo artesanal no tear. Não demorou para que fosse, então, empregado em revestimentos de parede. Que tal esse mosaico azul na foto? Pertence à sede da Microsoft de Lisboa.

Em revisteiros

decor burel

Vale deixar voar a imaginação: pufes, bancos, carpetes e até revisteiros são confeccionados a partir deste tecido feltrado. Segundo Silva, outra vantagem é que são fáceis de limpar e não costumam acumular poeira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s