Saiba qual o momento certo para pedir um aumento

Prepare o terreno para fazer os elogios se transformarem em mais dinheiro no bolso

Saiba qual o momento certo para pedir um aumento

Saiba qual o momento certo para pedir aumento de salário
Foto: Dreamstime

 

Se você é uma profissional exemplar, encara todos os desafios e vive sendo elogiada, o terreno está livre para tentar obter um salário melhor. Mesmo em tempos de crise
    
Comece com uma boa auto-avaliação
Estar segura durante a conversa é um fator decisivo. Por isso, se resta alguma dúvida sobre o seu merecimento, adie a negociação e faça uma auto-avaliação. Liste suas realizações e pergunte a si mesma se tem superado as expectativas, se está afinada com as metas do seu departamento, se as responsabilidades aumentaram. Caso continue insegura, procure a chefia para ajudá-la a analisar sua performance. Não tenha medo de ouvir críticas, pois elas serão ótimas para você atacar os pontos fracos, acentuar os fortes e, aí sim, ganhar estofo para voltar a falar de aumento.

Escolha o momento
O timing é outro ponto central. Fazer o pedido quando o chefe está de mau humor ou em períodos considerados proibitivos pela política de recursos humanos na empresa equivale a cometer suicídio. O momento ideal é sempre aquele imediatamente após um fato que deixou evidente sua competência: a conclusão de um projeto, de uma tarefa especial. Escolha um dia calmo, sem reuniões e marque com antecedência um horário com seu chefe. Sem testemunhas.

A resposta pode ser sim (ou não)
Conseguiu o que queria? Agradeça e volte ao trabalho. Afinal, você precisará mais do que nunca fazer jus ao salário. Se a resposta for não, procure saber o motivo. Caso esteja relacionado ao seu desempenho, tente corrigir a deficiência, pedindo avaliações mais constantes. Quando o empecilho é a falta de condições financeiras da empresa, todo cuidado é pouco. Tomar decisões no meio da turbulência sempre resulta em desastre. Mas, se concluir que o emprego atual não é vital para suas conquistas, pode ser a hora de buscar oportunidades.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s