Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Recebi um feedback negativo da minha chefe e fiquei tão furiosa que estou pensando em pedir demissão!

Nossa colunista Cynthia de Almeida avisa: a primeira coisa a fazer é tentar se acalmar. Em seguida, veja se as críticas podem ser aproveitadas

Por Cynthia de Almeida Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 2 fev 2016, 11h05
Na minha última avaliação de desempenho, minha gerente me elogiou um pouquinho e depois gastou a maior parte do tempo com críticas ao meu comportamento e desempenho. Fiquei furiosa e estou com vontade de pedir demissão.

Calma. A primeira coisa que você deve ter ao receber um feedback (principalmente se for negativo) é ter calma. Se estiver preparada para essas sessões de avaliação, evitará reações impensadas (de ambos os lados). Mantenha-se tranquila e procure entender se o que está recebendo são mesmo críticas infundadas. O melhor jeito de descobrir é não responder a elas automaticamente, até que porque não é o que é esperado de você. Simplesmente ouça e anote os principais pontos. Não responda ou contra-argumente de pronto, apenas faça perguntas, peça exemplos, coloque a sua avaliadora na posição de justificar cada ponto que trouxer. Se o feedback for de fato justo e honesto, ela saberá fazê-lo e você, livre da tentação de se sentir ofendida e jogar a toalha, poderá analisar melhor o que está sendo dito. Uma boa dica é pedir para pensar sobre as críticas e, depois de dormir uma noite sobre o assunto, contra-argumentar, se for o caso. Na maioria das vezes, aquilo que parecia um festival de insultos vai soar menos duro na manhã seguinte e se tornar uma boa pista sobre onde e por que você está deixando a desejar. Um bom feedback pode ser duro, mas, se for um momento de franqueza, pode e deve ser bem aproveitado. Até mesmo para, no caso de incompatibilidade absoluta de expectativas, levar você a decidir pegar sua bolsinha e ir procurar outro emprego. Mas com calma, sem perder a preciosa oportunidade de saber o que pensam sobre você e seu trabalho.

Cynthia de Almeida é colunista de CLAUDIA e escreve sobre carreira aqui no site toda terça-feira. Mande sua dúvida para ela! 

Publicidade