Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Passo a passo para cultivar uma hortinha em casa

Cultive verduras, legumes e frutas em casa e tenha tudo mais fresquinho à mão

Por Giulia Gazetta (colaboradora)
Atualizado em 17 jan 2020, 12h21 - Publicado em 15 set 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aprenda o passo a passo e faça a feira sem sair de casa. Antes de começar, fique atenta e veja o que você vai precisar:

    Publicidade

    Materiais

    Publicidade
    • Caixa de isopor usada com tampa: cada caixa representa uma plantação. Assim, o número de caixas vai depender de quantas hortas serão feitas.
    • Faca afiada para cortar o isopor: se preferir, use uma serrinha.
    • Sacos plásticos: cada saco vai forrar apenas uma caixa. Combine o número deles com o das caixas. o tamanho deve ser suficiente para forrá-las.
    • Potes de plástico com furos no fundo: use vasinhos para violeta, quantos você quiser.
    • Concentrado hidropônico de nutrientes: é um tipo de adubo encontrado em lojas de jardinagem e utilizado para o crescimento das mudas. A quantidade ideal de uso está descrita na embalagem. Então, respeite a indicação do rótulo. Não exagere. Em excesso, o produto poderá desidratar as plantas, em vez de nutri-las.
    • Meio hidropônico: serragem, musgos e fibras de coco – produtos também encontrados em lojas de jardinagem – são bons exemplos de meio hidropônico orgânico. Esse é o lugar onde as raízes ficarão mergulhadas.
    • Sementes ou mudas de plantas, verduras e flores: evite plantar, em sua horta, verduras e legumes que tenham raízes tuberosas, ou seja, dilatadas, como a batata.


    Passo a passo

    Separe os potes de plástico e a tampa da caixa. Com um lápis, marque o fundo dos potes na tampa e corte-a de maneira que, ao encaixá-los, fique firme. Depois, adapte-os com o fundo para baixo. Deixe 4 cm da boca do pote para fora da tampa.

    1. Forre a caixa com o plástico.

      Publicidade
      Continua após a publicidade
    2. Do alto (para fazer borbulhas), despeje água na caixa. Meça a quantidade para deixar o fundo dos potes imersos – cerca de 2 cm –no líquido. Acrescente os nutrientes hidropônicos conforme as instruções da embalagem. Dica: a mistura de água e nutrientes hidropônicos precisa ser trocada diariamente para evitar o apodrecimento das raízes. Faça também a limpeza do saco plástico e da caixa com água e detergente neutro.

    3. Nos potes, coloque o meio hidropônico umedecido com água e as sementes ou mudas das plantas que escolheu. Coloque a tampa na caixa e pronto!

      Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.