PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Para 49% dos jovens, celular é “melhor amigo”

Foram entrevistados 4.418 usuários com idade entre 16 e 65 anos de quatro países (Brasil, França, Estados Unidos e Índia)

Por Pamela Malva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2018, 16h33
 (Atsushi Tomura/Getty Images)
Continua após publicidade

A Motorola divulgou uma pesquisa que mostra, em números, a relação da Geração Z com seus smartphones. A pesquisa, feita em conjunto com uma professora da Universidade Harvard, mostra que 49% dos usuários brasileiros da geração Z (de 16 a 20 anos) consideram o smartphone “seu melhor amigo”.

O estudo faz parte do projeto Phone Life Balance, que incentiva o uso inteligente e equilibrado do smartphone. Foram entrevistados 4.418 usuários com idade entre 16 e 65 anos de quatro países (Brasil, França, Estados Unidos e Índia).

Em um panorama geral, 33% dos participantes priorizam o celular em vez de passar mais tempo com os amigos, a família ou pessoas importantes. Esse número aumenta no Brasil, com 36% dos entrevistados tendo essa opinião, ficando atrás da Índia (47%), seguido pelos Estados Unidos (30%) e pela França, por último (18%).

Leia mais: A viúva de Marielle

A pesquisa foi feita em parceria com a Dra. Nancy Etcoff, especialista em Comportamento Mente-Cérebro e na Ciência da Felicidade pela Universidade Harvard e psicóloga do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts.

Continua após a publicidade

Os participantes também demonstraram reconhecer a necessidade de um equilíbrio quando o assunto é a utilização de celulares: 61% deles concordam que querem aproveitar o aparelho ao máximo enquanto o utilizam e, ao mesmo tempo, querem aproveitar a vida sem ele.

Por mais que o número seja o mesmo para os brasileiros, 60% dos participantes afirmam que é importante ter uma vida separada do celular e, no Brasil, este número cai para 48%.

A pesquisa também mostrou os três principais comportamentos ligados ao celular que impactam as relações interpessoais. O primeiro deles é a verificação compulsiva, quando se verifica o celular com mais frequência do que gostaria (o percentual foi de 49%, ou seja, quase seis pessoas em cada dez). 44% das pessoas se sente compelida a verificar o celular constantemente.

Continua após a publicidade

Leia também: “Hoje eu tenho dois filhos”, diz mãe de Isabella Nardoni

Outro comportamento é o excesso de tempo no celular. Um terço dos entrevistados (ou 35%) concorda que passa tempo demais utilizando o smartphone (sendo 44% da geração Z) e acredita que estaria mais feliz se passasse um tempo menor no celular (34%). Com os brasileiros, os números são 33%, 38% e 30%, respectivamente.

O último dos três comportamentos é a superdependência emocional, quando as pessoas entram em pânico ao acharem que perderam o celular. Dois terços das pessoas se sentem assim, ou seja 65% (aproximadamente três em cada quatro). Três em cada dez pessoas entrevistadas (29%) concordam que, quando não estão usando o celular, estão pensando em usá-lo ou planejando o próximo uso.

Continua após a publicidade

A perda do celular preocupa 56% dos entrevistados brasileiros, sendo 69% da geração Z e 68% da geração do milênio.

Leia mais: Angelina Jolie vive romance com “sósia” de Brad Pitt, diz site

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.