O que significa fazer algo “como uma menina”?
Campanha publicitária tenta mudar a percepção das pessoas sobre fazer as coisas "como uma menina". Assista!
“Isso é coisa menina”, “Não faça isso, parece uma menina”… Provavelmente você já ouviu alguma dessas expressões. Mas o que, afinal, é coisa de menina ou de menino? Uma marca de absorvente lançou, no ano passado, a campanha publicitária: “Like a Girl” (“Como uma garota”, em português), que propõe por fim em alguns estereótipos.
Em um filme de três minutos, criado pela agência Leo Burnett, garotos e garotas de diferentes idades encenam situações descritas como: correr, lutar e jogar bola como uma menina. Os resultados das gravações são cenas exageradas, que quando interpretadas por adolescentes, principalmente os meninos, ficam ainda mais estereotipadas. Por outro lado, quando as meninas mais novas encenam a mesma situação, elas mostram um comportamento totalmente confiante e revelam, ainda, força e determinação feminina em suas ações.
O vídeo prova que, para boa parte dos jovens, fazer algo “como uma garota” é considerado um insulto, já que a expressão é usada como uma forma de humilhar ou diminuir alguém. De acordo com um estudo realizado pela Research Now, também a pedido de Always, esse conceito equivocado surge no início da adolescência, entre os 10 e 12 anos, depois que garotas já se cansaram de ouvir que atividades feitas de forma insatisfatória são feitas “como uma garota” faria.
Nos últimos minutos do vídeo, a marca incentiva os adultos que participaram da audição a refletirem sobre a atuação que fizeram, e pede que, dessa vez, mostrem como seria agir como uma garota sem pensar em estereótipos. Vale a pena assistir!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=XjJQBjWYDTs%5D