Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Nossos brinquedos são produzidos para serem utilizados por meninos e meninas”

Michael Shore, vice-presidente da divisão Future Play, área da Mattel destinada à investigação de formas de brincar e novos produtos, falou com exclusividade à CLAUDIA sobre o processo de fabricação dos brinquedos

Por Bruna Nicolielo (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 13h11 - Publicado em 10 fev 2016, 12h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O lançamento de novas versões da Barbie, anunciado em janeiro pela fabricante Mattel, está gerando comoção entre potenciais consumidores e o público em geral. A empresa vai produzir três versões de corpo para a boneca ( “curvilínea”, “alta” e “baixinha”), além de sete tons de pele diferentes, 22 cores de olho e 24 tipos de cabelo. Segundo a empresa, o objetivo é oferecer opções mais diversas para as crianças, que sejam alternativas à Barbie magra, alta e loira (VEJA AQUI). As novas bonecas estarão disponíveis no Brasil a partir de março deste ano e custarão cerca de 90 reais, segundo a gigante norteamericana. Em novembro de 2015, a Matel já tinha surpreendido a todos, quando uma nova linha de bonecas feita em parceria com a grife Moschino, incluiu um garoto se divertindo e interagindo com outras duas meninas no comercial. 

    Publicidade

    Michael Shore, vice-presidente da divisão Future Play, área da Mattel destinada à investigação de formas de brincar e novos produtos, falou com exclusividade à CLAUDIA sobre o processo de fabricação dos seus brinquedos brinquedos. “O design é baseado tanto em padrões de brincadeira quanto em funções que surpreendam e encantem as crianças. O que importa é que elas sejam expostas a uma grande variedade de aprendizados e experiências”, diz ele.

    Publicidade

    1) O que é levado em conta no processo de concepção e produção dos brinquedos?

    O design é baseado tanto em padrões de brincadeira quanto em funções que surpreendam e encantem as crianças. Decisões sobre cores são geralmente baseadas na identidade da marca, não mais em padrões consagrados, como rosa para meninas e azul para meninos. As cores também são inspiradas em tendências ou nas preferências das próprias crianças. 

    1) A Mattel identifica demanda (no mercado global e/ou especificamente no brasileiro) por brinquedos que fujam dos esteriótipos? 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Sim.Todos os nossos brinquedos são produzidos para serem utilizados por meninos e meninas, por exemplo. As crianças são muito boas em decidir por elas mesmas com qual brinquedo querem brincar. Dito isso, alguns brinquedos e jogos tendem a agradar mais um gênero do que outro. Por exemplo, as meninas tendem a gostar de brincadeiras que estimulam a imaginação e brincar com bonecas é uma das possibilidades. Já os meninos tendem a gostar mais de brincar com veículos. Nenhum dos nossos brinquedos é produzido para um gênero específico. Na verdade, sabemos que existem muitos garotos que brincam com a Barbie e muitas garotas que gostam de brincar com os carrinhos da Hot Wheels, por exemplo.

    2) Há produtos no catálogo da empresa com essas características? Quais são?

    Publicidade

    Todo brinquedo que produzimos é para ser usado por meninos e meninas. Os padrões não são baseados em gênero. O brinquedo que estimula a imaginação de uma garotinha pode facilmente ser um brinquedo de montar ou um carrinho, assim como um garoto pode se divertir brincando com uma boneca. O que importa é que as crianças sejam expostas a uma grande variedade de aprendizados e experiências. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.