Mães contam como anunciaram a separação aos filhos

O casamento acabou. A família continua. Essa é mensagem que pais devem transmitir aos filhos. Mas, afinal, como conversar sobre este tema tão delicado? Para te ajudar neste dilema, consultamos três mães que já passaram por isso.

Foto: Getty Images

Manuela enfatizou que não são os filhos que se separam

Após três anos de muitas desculpas, vi que a separação não seria amigável e resolvi sair de casa. Foi nesse momento que sentei para conversar com meus trigêmeos. Fui direto ao ponto, disse que eu e o pai deles não estávamos nos entendendo, que estávamos brigando muito e que isso não era legal. Expliquei que, quando duas pessoas estão assim, o melhor a fazer é cada uma morar em uma casa. Como já tinha lido a respeito, lembrei-me de enfatizar que os pais estavam se separando, mas que filhos não se separam. Informei que haveria discussões, mas que ninguém estava com raiva deles. Tentei logo animá-los, dizendo que eles teriam duas casas, dois quartos, tudo em dobro. Para minha surpresa, não demonstraram tristeza e me disseram que já sabiam que isso ia acontecer.

Manuela Costa Lima, consultora de vendas e mãe de Gabriel, Cecília e Beatriz, 11 anos, mora em Natal

Denize disse que a vida mudaria para melhor

Estávamos tomando café da manhã, apenas eu e meu filho, e informei − como em uma conversa comum sobre coisas importantes − que o pai dele sairia de casa em breve. Não seríamos mais casados e, por isso, não moraríamos mais juntos. Em um primeiro momento, ele se desesperou e reagiu dizendo: “Esse é o meu maior pesadelo! Eu não quero ter pais separados!”. E foi com esse mote que desenvolvi o assunto. Falei que não era um pesadelo, que essa era uma decisão que mudaria nossas vidas para melhor. Tinha chegado a hora de mudar a dinâmica da casa, pois não estávamos mais felizes juntos, e disse que ele iria ganhar muito mais do que perder, porque teria mais tempo junto com o pai e com a mãe nos fins de semana e que ambos estariam mais aliviados. Nessa hora, é importante colocar a razão e o coração para funcionar em harmonia, sem expor demais as questões que competem apenas ao casal, mas inserir o grande interessado na história de forma acolhedora e cuidadosa.

Denize Barros, designer, é mãe de Teodoro, 10 anos, e mora em São Paulo

Kiara contou junto com o pai de suas filhas

Tomamos juntos a decisão de dizer às nossas meninas que nos separaríamos, dar a notícia de que não sabíamos o que seria agora. Falaríamos sobre ter duas casas e sobre nosso amor por elas. Minhas queridas, vamos mudar. Eu, seu pai, nossa vida, vocês. Vamos mudar de casa, de caminhos, de escolhas. Talvez a gente faça coisas que nunca imaginou. Talvez seu pai pule de bungee jump (e ele pulou). Talvez a mamãe nunca mais infernize vocês com últimas colheradas e cenas de controle (bem, só muito de vez em quando). Talvez a gente vire pais e mães diferentes agora. Talvez vocês aprendam coisas inimagináveis e nós também. A gratidão que eu sinto pelo pai delas é também por termos tido juntos a coragem de partir. Honestos com nós mesmos e com nossas meninas. E se pudesse agora falar com as mulheres que minhas filhas se tornarão, eu diria que todas as histórias desse mundo, mesmo as mais incríveis, terminam. Que a gente saiba ter coragem para amar e também para partir.

Kiara Terra, contadora de histórias, é mãe de Luiza, 10 anos, e Thereza, 7 anos, e mora em São Paulo
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s