Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mãe cria espaço de festas especializado em receber crianças autistas

Localizado em Nova York, o Pixie Dust oferece atividades sensoriais voltadas para crianças especiais

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 00h06 - Publicado em 27 jul 2016, 16h18

A nova iorquina Raquel Noriega sonhava em fazer uma festa de dois anos para a filha Ava, mas enfrentava o desafio de encontrar um espaço que atendesse às necessidades da menina, que está no espectro autista. Assim como outros pais de crianças especiais, Raquel percebeu que a maioria dos espaços para festas infantis realizavam mais de um evento ao mesmo tempo e uniam muitas luzes a músicas altas.

Ela então decidiu usar suas economias para comprar o Pixie Dust, um espaço charmoso em Nova York, e transformá-lo em um salão especialmente adaptado para comemorações com crianças autistas.

Divulgação
Divulgação ()

O grande diferencial do salão é a equipe de monitores que recebem um treinamento para compreender as necessidades das crianças no espectro autista e oferecer brincadeiras sensoriais que estimulam os pequenos. Todo o projeto é coordenado por um terapeuta e professor especializado em educação especial.

Continua após a publicidade

Divulgação
Divulgação ()

Divulgação
Divulgação ()

“Nossas festas são customizadas de acordo com as necessidades e gostos de cada criança. Todos os detalhes são conversados com os pais durante o planejamento para evitar problemas”, contou a proprietária ao ABC News.

O cardápio de cada festa também é customizado pelos pais levando em conta as necessidades alimentares do aniversariante e seus convidados. “A maioria dos buffets infantis oferecem pizza, por exemplo. Como muitas crianças dentro do espectro autista têm restrições com a textura, os menus também são customizados”, disse ela.

Continua após a publicidade

Divulgação
Divulgação ()

Divulgação
Divulgação ()

Segundo a organização de defesa do autismo Autism Speaks, crianças com autismo muitas vezes apresentam dificuldade de “processamento da informação sensorial.” Para muitos no espectro, a música alta parece ensurdecedora e as luzes fluorescentes de brinquedos eletrônicos podem ser extremamente incômodas.

O espaço pode receber até 20 crianças e ajusta a iluminação, a música e as atividades de acordo com o perfil dos convidados e aniversariante.

Continua após a publicidade

Entre as atividades sensoriais estão jogos com instrumentos musicais, rodas onde canções são sussurradas e potes com arroz colorido perfumado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.