Honestidade: a principal característica que as mães brasileiras desejam que seus filhos alcancem na vida

Pesquisa “Esperança e Desejos das Mães”, realizada pela Fisher Price, também lista o que elas acham mais importante para o desenvolvimento dos seus bebês.

Não há uma definição única para a honestidade. É um valor ético, fundamental para o convívio social. Ensinar à criança o que é leva tempo e depende das atitudes dos próprios pais, exemplos e conversas. De acordo com o estudo ‘Esperanças e desejos das mães’ (no original, ‘Moms’ Hopes & Wishes’) divulgado pela Fisher-Price, uma empresa global de desenvolvimento da primeira infância e subsidiária da Mattel, honestidade é principal característica de personalidade que as mães brasileiras desejam que seus filhos alcancem na vida. Ficou, inclusive, acima de outras importantes, como sucesso, liderança e inteligência.

Durante a pesquisa, que foi realizada em quatro semanas entre fevereiro e março de 2015, mais de 3.500 mães com idades entre 21 e 40 anos foram ouvidas. Cinquenta por cento das participantes eram gestantes de primeira viagem. Já a outra metade consista de mães de primeira viagem de um único filho, com idades entre 0 e 18 meses. Pesquisas locais foram realizadas on-line ou pessoalmente em sete países, incluindo: Brasil, México, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Quando perguntadas sobre as oportunidades que os seus filhos terão comparadas com as oportunidades que elas mesmas tiveram, as mães de cinco dos sete países sentem que seus filhos terão uma vida melhor, inclusive no Brasil. O que faz com que se sintam mais otimistas ao criar as crianças? O acesso à educação foi a resposta número um.

Todos os dados foram apresentado durante um fórum que reuniu especialistas internacionais em desenvolvimento da primeira infância, incluindo a cantora Shakira , que é mãe de Milan, de 3 anos, e Sasha de seis meses.

Confira abaixo os resultados do nosso país:

As principais características de personalidade que as mães brasileiras consideram importantes para que as crianças obtenham em suas vidas:

  1. Honestidade
  2. Respeito pelos pais e pelos mais velhos
  3. Boas maneiras
  4. Felicidade
  5. Boa higiene

Palavras que as mães brasileiras mais utilizaram para descrever seu filho:

  1. Inteligente
  2. Lindo
  3. Esperto    

O que as mães brasileiras acreditam que é mais importante para o desenvolvimento da criança:

  1. Amor
  2. Educação
  3. Brincadeiras,
  4. Exemplos a serem seguidos

Destaques de personalidade das brasileiras: 

Embora estas características estejam bem alinhadas com a classificação internacional, as mães brasileiras deram uma maior ênfase para a característica consciência ambiental do que qualquer outro país da pesquisa.

• 67% concordou completamente que a consciência ambiental é uma característica importante para a criança obter. Classificada em 9ª, nenhum outro país incluiu esta característica no top 10. Medidor de pressão As mães brasileiras têm confiança em suas habilidades, mas estão abertas a aprender mais? 57% das mães pesquisadas no Brasil concordou completamente que “ser mãe tem tudo a ver com bom senso,” mais do que as mães de qualquer país pesquisado. No entanto, não dependem totalmente no instinto. 84% delas concordou que gostam de “ficar atualizadas com as últimas informações sobre criação dos filhos”.