PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Família americana viaja o mundo para adotar crianças

Quando o processo atual for finalizado, Carla Azhderian será mãe de nove - quatro crianças biológicas e cinco adotivas.

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 22 out 2016, 20h15 - Publicado em 13 nov 2015, 14h39
Reprodução/Carla Azhderian
Reprodução/Carla Azhderian (/)
Continua após publicidade

A família de Carla Azhderian não é tradicional. Além dos filhos com laços sanguíneos, ela também adotou alguns de coração. 

Eles já tinham quatro crianças biológicas quando decidiram expandir o clã em 2006. O primeiro processo de adoção internacional foi na Guatemala. Eles viram a foto de uma menina em situação de risco e, imediatamente, sentiram que ela poderia dividir o lar com eles. Infelizmente, antes de finalizarem o trâmite legal, ela foi baleada e faleceu.

Mas o casal não desistiu. Foram à Etiópia, onde adotaram uma garotinha de um ano. Em seguida, outra menina de Gana e, depois, um garoto polonês. “Toda vez que adotávamos pensávamos que iríamos parar, mas continuamos indo a estes países e vendo a necessidade… Então pensávamos, ‘bem, temos espaço para mais um’. E o resto da família sempre concorda”, disse Azhderian à BBC. “Mas ficou mais difícil com o passar do tempo. Eu diria que, todas as vezes que você vai a um país não integrante de Haia (em referência aos países que não ratificaram convenção de 1993 sobre adoção internacional), sempre há corrupção e problemas éticos. Ficou mais complicado adotar”.

Agora, Carla está em Kiev, capital da Ucrânia, para finalizar um processo de adoção que já dura um ano. Quem também espera o fim desse processo é Serhiy, de 11 anos, que foi retirado da zona de guerra no sul do país logo depois do início do conflito, em 2014. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.