Saiba como seu filho pode ficar mais tranquilo para o ENEM

As provas acontecem nos domingos (3) e (10) em todo o Brasil

Frio na barriga, tremor, falta de sono. Os sinais do corpo exposto a uma situação de tensão, como uma prova de vestibular, são inúmeros. Nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (3) e no próximo (10), muitos estudantes passam por essa pressão. 
Para deixar o ambiente mais calmo, os familiares que estão ao redor do candidato podem ajudar controlando suas expectativas. A psicóloga Mariana Luz comenta: “É um momento importante, mas que não é a única oportunidade de entrar no vestibular. É legal passar de primeira, mas restringir as chances, como um ‘agora ou nunca’, só gera ansiedade, tensão e nervosismo. Ou seja, dificulta um bom desempenho na prova”, afirma a especialista.
Também é necessário aprender a lidar com as emoções, como a ansiedade, o medo, a frustração e a expectativa. “O mundo nos ensina a fugir disso, a ficar calmo e tranquilo, mas são emoções que para além do vestibular precisam ser sentidas e administradas. E os pais também precisam lidar com os seus sentimentos em relação aos filhos”, explica Luz.
Confira abaixo 5 dicas do consultor pedagógico do SAS Plataforma de EducaçãoFábio Bráz, para lidar com as emoções antes do ENEM:
Respira, inspira e não pira

O estado mental precisa ser controlado pela respiração profunda e pausada. O especialista explica que fazer atividade física um dia antes da prova contribui para uma boa oxigenação cerebral. Com isso, o cérebro vai exercendo o controle sobre a situação e disciplinando as amígdalas cerebrais (nossas funções mais primitivas) que ativam a descarga hormonal levando, por exemplo, ao medo e à raiva.

Meditação 

O Enem não é uma prova que se faz com pressa, mas sim com ritmo. É preciso manter o foco em uma questão por vez. “Cabe ressaltar que tudo na vida precisa ser bem dosado, inclusive o estresse, pois em pequenas doses ele te leva à excitação que por sua vez te injeta energia para avançar os desafios, vencendo inclusive a procrastinação”, explica Fábio.

Programar

Fazer um check list no dia anterior da prova, ir ao local da prova um dia antes para entender qual o tempo gasto durante o percurso ajudam a evitar atrasos e prepara o aluno para o dia da prova.

Dormir bem
Ter boas noites de sono é primordial para aumentar a concentração durante a prova. “Poucas horas de sono aumentam a ansiedade e dificultam a concentração. Durante a prova, pequenas pausas podem contribuir para espairecer a mente e baixar o nervosismo”, esclarece o especialista que sugere que a ida ao banheiro também seja usada para alongamentos e exercícios de respiração.