Combate ao racismo no Brasil é o tema da redação do Enem 2016

Mais um acerto do Inep na prova aplicada neste domingo, dia 04.

Mais um acerto! O Inep divulgou, neste domingo, 04, o tema da segunda aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os mais de 277 mil candidatos irão escrever sobre “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. Tema importantíssimo!

Já que, ao contrário do que muitos pensam, o racismo não existe apenas em episódios pontuais – como os sofridos por Maju Coutinho, Preta Gil, Tais Araújo e os ataques de ódio contra Titi, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Infelizmente, é um problema secular e faz parte do dia a dia de mais da metade de brasileiros e brasileiras.

Os candidatos deverão elaborar um texto argumentativo de até 30 linhas, respeitando os direitos humanos e propondo soluções.

Leia Mais: Estas 7 garotas explicam por que é racista dizer que somos todas iguais

Nas últimas edições, a redação do ENEM tem trazido questões relacionadas às minorias. A primeira prova deste ano, aplicada em novembro, por exemplo, teve como tema os “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Na ocasião, a iniciativa recebeu diversos elogios nas redes sociais. Já na edição do ano passado, os estudantes escreveram sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Uma forma de tentar resolver o problema é reconhecendo que ele existe e discutindo sobre ele.

 

.