Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Até quando posso fazer o registro do meu bebê?”

Márcia Alexandre Valasco Soto, advogada especialista em Direito do Consumidor e Direito Empresarial, esclarece dúvidas de registro de crianças

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 13h02 - Publicado em 26 out 2008, 21h00

Confira prazos e documentos necessários
para o registro de seu filho
Foto: Dreamstime

“Meu filho já tem 2 meses, mas ainda não o registrei. Preciso me apressar?”
É a partir do registro que seu filho ‘nasce’ para a vida civil. Só com a certidão de nascimento a criança passa a ter direito a atendimento no serviço público, em hospitais, postos de saúde, escolas etc. Todo nascimento deve ser levado a registro no local onde tiver ocorrido o parto ou no lugar de residência dos pais, dentro do prazo de 15 dias, prorrogáveis por 45 dias. Nas localidades distantes, a mais de 30 quilômetros do cartório, o registro pode ser feito em três meses, também prorrogáveis por 45 dias. Atenção ao preenchimento: mães que não registram o nome do pai da criança têm mais dificuldade para requerer a pensão alimentícia. A emissão da certidão é grátis nos cartórios de registro de pessoas físicas ou naturais.

Recém-nascido e identificado!

Confira abaixo os documentos necessários para fazer o registro de nascimento de uma criança

Continua após a publicidade

· Declaração de Nascido Vivo, fornecida aos pais pelas maternidades e pelos hospitais ou pelo médico que tenha assistido o parto fora de estabelecimento de saúde.

· Cédula de identidade das pessoas que comparecerem ao cartório. Além da cédula de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública de cada Estado, serão aceitos os demais documentos oficiais de identificação, como a CTPS (Carteira Profissional), o Certificado de Reservista (no caso dos homens), além das cédulas de identidade emitidas por órgão controlador de exercício profissional. O passaporte também pode ser usado, especialmente no caso de estrangeiros não domiciliados no país.

· Caso os pais sejam casados, apresentar certidão de casamento.

· Quando o parto ocorrer em domicílio, além dos documentos pessoais já citados, deverão comparecer duas testemunhas maiores, e que tenham conhecimento do parto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.