Assista: mulheres ajudam adolescente assediada enquanto homens se omitem
Na praça de alimentação de um shopping, uma garota de 16 anos é assediada por um homem de 40 - e a reação de homens e mulheres é reveladora.
No último domingo (6), o Fantástico voltou a apresentar o quadro “Vai fazer o quê?”, no qual atores vivenciam uma situação polêmica – por assim dizer – em lugares públicos para ver como as pessoas em volta reagem. Como ninguém sabe que se trata de uma cena fictícia, dá para ver a reação espontânea de quem se depara com a situação.
Dessa vez, uma menina de 16 anos marcou um encontro com um garoto que conheceu pela internet e, ao vê-lo pela primeira vez, descobriu que foi enganada, pois o cara é um homem de 40 anos. A ação se passou na praça de alimentação de um shopping, no Rio de Janeiro.
A boa notícia é que várias pessoas tomaram a atitude de ajudar a garota, mas um detalhe é bastante perturbador: apenas mulheres se prontificaram a fazer isso. A única exceção foi um homem que estava acompanhado de uma mulher. Depois que essa mulher foi tomar uma providência, ele também resolveu ajudar.
É justo dizer que, através das cenas, nota-se que há uma concentração maior de mulheres nas mesas próximas à cena de assédio, mas também dá para ver que os homens que notaram o problema resolveram se omitir. Pode ser que eles tivessem feito algo, caso a situação ficasse mais feia? Não há como saber. Mesmo assim, é interessante ver que as mulheres envolvidas levaram segundos para tomar uma atitude. Algumas peitaram abertamente o assediador, outras tentaram um aproach mais discreto, fingindo que conheciam a garota.
“Tem que um ajudar o outro, né? É o correto. Sendo mulher ou homem”, comenta Rosevane Gomes da Silva, uma das mulheres que tomaram a atitude de ajudar a adolescente. E ela está certíssima.
Assista aqui ao episódio do quadro “Vai fazer o quê?”, que foi ao ar no último domingo.