As crianças têm um espaço só delas na casa da empresária Carola Porto. Mas, depois da diversão, o cômodo ficava caótico. Para acabar com este problema, a personal organizer, Adriana Saade, de São Paulo, optou por deixar quase tudo à mostra, em prateleiras, nichos ou caixas transparentes, para que os pequenos entendam a organização e colaborem.
1. Separar tudo por tipo e em gavetas específicas evita que os pequenos precisem revirar o ambiente para achar o que querem.
2. A estante horizontal permite que as crianças escolham o livro pela capa, caso ainda não saibam ler. “Deixe embaixo os títulos destinados aos menores; assim, o acesso é facilitado”, recomenda Adriana.
3. Caixas transparentes com etiquetas em letras de fôrma ajudam a achar e guardar bonecos.
4. Não tão fundos, os nichos deixam tudo à mão. Os DVDs foram enfileirados em ordem alfabética para que os pais encontrem o filme desejado sem muito trabalho.
5. Peças pequenas foram agrupadas em maletas para não se perderem. Ter um nicho fechado é bom para esconder, por exemplo, fantasias e caixas de jogos mais velhas e rasgadas.