4 espaços decorados com plantas para te inspirar

Nós te ajudamos a criar o próprio oásis doméstico, seja em casa ou em apartamento, harmonizando objetos e vegetação.

FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

Victor Affaro Victor Affaro

Victor Affaro (/)

Quando a publicitária Ana Lemos se mudou para uma casa em uma vila, em São Paulo, decidiu ampliar o espaço externo derrubando a parede da edícula que dava para o quintal. A salinha, coberta, virou uma extensão aconchegante do jardim – para protegê-la da chuva, há um toldo que vai do telhado ao chão. O verde ficou em dois jardins verticais: em uma parede, orquídeas e bromélias; na outra, samambaias, renda-portuguesa e dinheiro-em-penca.

RETIRO NA CIDADE

Victor Affaro Victor Affaro

Victor Affaro (/)

A designer de interiores Géssia Falkenberg reproduziu o astral despojado de sua casa de praia na área externa de sua residência em São Paulo. Todo feito de peroba–rosa, o bangalô tem teto de vidro, que protege o espaço de intempéries. Para garantir aconchego, foram usadas esteiras de bambu, que filtram a luz direta. O mix de plantas é rico: íris, bico-de-papagaio, azaleia, ripsális, unha-de-gato e trepadeiras.

Leia mais: Plantas ideais para cada tipo de jardim ou área externa​

BOAS MEMÓRIAS

Victor Affaro Victor Affaro

Victor Affaro (/)

A varanda é o espaço preferido da arquiteta Luisa Afonso em seu apartamento, em São Paulo. Ali, em meio à área verde, estão reunidas recordações da mãe dela e mimos comprados especialmente para o ambiente. As plantas, de suculentas a espadas- -de-são-jorge, foram escolhidas por durarem o ano todo e resistirem às mudanças climáticas. São tantas que ocupam até a churrasqueira.

ERVAS FRESCAS

Victor Affaro Victor Affaro

Victor Affaro (/)

Cozinhar com ingredientes colhidos direto da própria horta era um desejo da médica Carla Succi, de São Paulo. A paisagista Camila Sihmon, então, montou uma área para plantar ervas e temperos, devidamente identificadas com plaquinhas de lousa. As ferramentas ficam à mão para agilizar os cuidados no dia a dia. Para enfeitar, dois caixotes de palete foram transformados em cachepô para vasos de flores.