CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

19 obras de arte que mostram como a amamentação sempre foi bela

Por Carolina Bologna (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 21h25 - Publicado em 12 jun 2015, 12h01

Da forma que as mães que amamentam são frequentemente tratadas em público, poderia-se pensar que amamentar é tabu, uma espécie de prática da nova era. Mas, como esta poderosa conta do Instagram mostra, isso não poderia estar mais longe de ser verdade.

As imagens publicadas na conta do Instagram Breastfeeding Art (A Arte de Amamentar, em tradução livre) servem como um importante lembrete de que amamentar é um fenômeno absolutamente normal e faz parte do que é ser mãe ao longo da história.

 

 

 

Uma foto publicada por @breastfeedingart em Mar 5, 2015 às 6:20 PST

 

Desde pinturas centenárias, esculturas, tapeçarias, fotos contemporâneas e até mesmo arte comestível, cada imagem está destinada a oferecer “inspiração e contexto cultural e histórico para mães que amamentam”, diz a descrição da página.
Leigh Pennebaker, artista e mãe de três crianças, lançou a Breastfeeding Art em fevereiro e, em seus mais de 3 meses nas redes sociais, a sua conta no Instagram já ganhou mais de 7.500 seguidores.

“Colecionar representações artísticas da amamentação há muito pessoalmente me incentiva e inspira como mãe que amamenta. Compartilhar essas imagens com o mundo é a minha maneira de levantar a causa para mães e bebês e dizer: ‘olha, não vamos ser marginalizadas em pleno 2015!’” disse Pennebaker ao The Huffington Post. “As mulheres, e as que amamentam em particular, foram celebradas, honradas e deificadas na arte ao longo da história humana” acrescentou, observando a abundância iconográfica de Madonas amamentando e representações anteriores de deusas lactantes como Ísis e Hathor.

“Eu queria criar um espaço online que destacasse o contexto histórico e cultural do aleitamento materno e expressasse em que ponto as mães modernas se encaixam em uma linhagem longa e poderosa”.

Continua após a publicidade

Por último, Pennebaker espera que sua Breastfeeding Art ajude as mães a se sentirem “poderosas, belas e apoiadas”, disse, acrescentando: “Espero que as pessoas que veem estas artes e não amamentam absorvam parte do escopo do trabalho e tenham uma maior compreensão da normalidade da amamentação”.

Continue rolando e siga a conta no Instagram e no Facebook para ver algumas das espetaculares representações da amamentação no mundo da arte.

 

 

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

 

Uma foto publicada por @breastfeedingart em Mar 14, 2015 às 11:36 PDT

 

 

Uma foto publicada por @breastfeedingart em Mar 27, 2015 às 9:56 PDT

 

Continua após a publicidade

Publicidade