Lentilha: 5 motivos para você incluir a leguminosa no cardápio
Tomar uma sopinha de lentilha é tudo de bom quando a temperatura cai. A saúde também agradece: rica em fibras e magnésio, ela faz muito bem ao coração.
Em comparação ao feijão, a lentilha tem mais fibras e minerais, como fósforo, selênio e potássio, além de mais proteínas
Foto: Getty Images
1. Controla o colesterol
A lentilha é rica em fibras solúveis e insolúveis. “As primeiras estão relacionadas com o balanço dos níveis de insulina, regulação da glicose e do colesterol. As segundas, com a regulação intestinal”, diz a nutricionista Ana Paula Santos.
2. Protege o coração
As lentilhas são amigas do peito. “O magnésio contribui para a redução da pressão arterial e o risco de trombose, além de ajudar a proteger as artérias e controlar arritmias”, explica Ana Paula.
3. Limpa o organismo
Esses grãos também têm poder alcalinizante, o que ajuda a equilibrar e desintoxicar o corpo.
4. Melhora o humor
Além de magnésio, a lentilha tem o aminoácido triptofano. Juntos, eles participam da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
5. Fortalece a saúde
Ela também é boa fonte de ferro, importante para as células do sangue transportarem oxigênio pelo corpo. Também aumenta a resistência às infecções e evita a fadiga.
Contraindicação
Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.