Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Recesso da academia? Faça exercícios alternativos na época das festas

Ao ar livre ou no hotel, você pode manter uma rotina de atividades físicas nos dias em que estiver fora da sua cidade.

Por Raquel Drehmer - Atualizado em 16 jan 2020, 04h05 - Publicado em 12 dez 2018, 21h21

Viagem marcada, malas prontas, tudo ok para seu merecido descanso. Para quem tem o hábito de malhar, no entanto, sobra uma dúvida: vou ter que deixar a rotina de atividades físicas de lado por todos estes dias de férias?

Claro que não, miga! Você pode não ter acesso a equipamentos de musculação ou de pilates e mesmo não contar com a sua instrutora de zumba ou das suas aulas queridas da academia, mas existem muitas formas de manter o corpo em movimento e não estar “enferrujada” na volta à rotina.

A educadora física e personal trainer Andréia Matoso e a fisioterapeuta e instrutora de pilates Érica Backer dão cinco sugestões de exercícios alternativos que você pode fazer no período de folga. Mas, antes de aderir a um, fique atenta ao alerta de Andréia: “Se você não tiver o costume de se exercitar, não precisa começar justamente nas férias, mesmo que essa tenha sido uma de suas resoluções de Ano Novo. Relaxe e dê o pontapé inicial quando voltar para casa.”

Fazer caminhadas diárias

A atividade física mais simples e acessível: basta ter um par de tênis adequado e reservar pelo menos meia hora diariamente para caminhar. “O ideal é fazer logo depois do café da manhã, para dar um gás extra para o resto do dia”, orienta Andréia. A caminhada pode ser em calçadas ou calçadões, na areia ou em trilhas de terra em parques.

Continua após a publicidade

Exercitar-se na praia ou no parque

Se seu condicionamento físico for um pouco mais avançado, pode correr no espaço que tiver mais à mão – areia na praia, asfalto ou terra no parque. Também é recomendado que se corra logo depois do café da manhã. Um banho na volta e o dia terá muito mais energia.

Nestes locais também é possível fazer sua rotina de abdominais e agachamentos, por exemplo; use bancos e muretas como apoio.

Usar a academia do hotel

A maioria dos hotéis de médio e grande porte tem uma academia básica para uso dos hóspedes. Se você já tiver seu treinamento memorizado, aproveite essa facilidade.

Yoga, pilates e zumba com a TV

Existem muitos DVDs sérios com boas aulas destas três modalidades de atividade física, além de aulas disponibilizadas por instrutores no YouTube. Coloque-se em frente à TV e faça a que preferir. Aqui, quem dá o aviso é Érica: “Apenas se certifique de que quem esteja à frente do exercício seja realmente profissional da área, não um curioso que decidiu filmar suas aulas. É preciso ser educador físico ou fisioterapeuta para dar aulas pessoalmente ou em vídeo.”

Continua após a publicidade

Aulões em cidades turísticas

Um dos atrativos das programações de férias de cidades turísticas é a realização de “aulões” de atividades físicas – aeróbica, circuito e até crossfit são algumas das modalidades normalmente oferecidas. Na praia ou em parques, são ótimas oportunidades para mexer o corpo e ainda se divertir um monte. Aproveite!

Publicidade