Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quem diria: Instagram pode ajudar a diagnosticar depressão

Pesquisadores de Harvard e da Universidade de Vermont exploram as possibilidades do aplicativo na área da saúde.

Por Giovana Feix
Atualizado em 21 jan 2020, 06h12 - Publicado em 18 ago 2016, 11h38

A ficção científica já imaginou muitas situações mirabolantes para a inteligência artificial, mas não essa recente descoberta de cientistas norte-americanos: esse tipo de tecnologia pode ser mais eficaz no diagnóstico da depressão que os próprios humanos. E tem mais: tudo graças ao Instagram.

O estudo, publicado no dia 10 de agosto, é obra conjunta de pesquisadores das universidades de Harvard e Vermont. O programa desenvolvido por eles analisou o perfil de 166 usuários do Instagram, contando com mais de 43 mil fotos, no total. O sistema registra dados como a cor, os metadados e a presença ou não de rostos nas imagens – e, a partir disso, consegue identificar usuários deprimidos com cerca de 70% de precisão. De acordo com 118 estudos realizados previamente, em média os profissionais humanos acertam esse tipo de diagnóstico em 42% das vezes.

Também foram avaliados na pesquisa os filtros do aplicativo: de acordo com o estudo, usuários deprimidos têm mais propensão a usar o Inkwell, filtro preto e branco na rede social, e outros que escureçam as imagens. Os pesquisadores mostraram as mesmas fotos também a um grupo de pessoas: sem saber de que se tratava o experimento, elas deviam ranquear o quanto, em uma escala de 1 a 5, cada foto continha felicidade, tristeza, potencial para receber likes e capacidade de interessar.

Pensando na popularização do uso, a ideia dos cientistas é que esse sistema ajude a desenvolver novos (e melhores) programas de inteligência artificial do mesmo tipo. Apesar de o comportamento do público nas redes sociais mudar muito (e fazer com que os sistemas devam se agilizar a todo momento, para acompanhar o ritmo), o caminho parece promissor.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.