Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Olho no olho: saiba quais cuidados você deve ter com a sua visão

Para enxergar longe, siga uma dieta saudável, pratique exercícios e capriche na escolha dos óculos escuros

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 05h16 - Publicado em 22 jan 2013, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você usa a visão todos os dias, mas só se lembra dela quando algo não vai bem
    Foto: Getty Images

    Comer formigas não melhora a saúde dos olhos, como dizem as más línguas – não há comprovação científica de que o inseto traga vantagens para a visão. No entanto, como o órgão está sempre exposto a vento, fumaça, poeira, luz do sol, bactérias e vírus, precisa de cuidados.

    Segundo o cirurgião oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP), são várias as doenças que podem minar a visão: “Desde as mais comuns, como a conjuntivite, até as graves, como o glaucoma, a catarata e a degeneração macular relacionada à idade, que afeta a parte central da retina”.

    Quanto mais cedo você cultivar bons hábitos, melhor: exercitar-se, não fumar, manter uma alimentação equilibrada e usar óculos escuros regularmente, inclusive nos dias nublados. “Estudos mostram que pessoas mais expostas ao sol tendem a desenvolver doenças oculares”, explica Neves. Sem contar os acidentes domésticos e os de trabalho que, anualmente, deixam milhares de pessoas cegas.

    Continua após a publicidade

    Veja o que fazer para proteger a visão.

    Fome de quê?

    A nutricionista Roseli Rossi (SP) sugere o consumo de vegetais ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora), licopeno (tomate, melancia) e luteína e zeaxantina (espinafre, couve), que retardam o envelhecimento celular. Alimentos com selênio (castanha-do-pará), zinco (carne vermelha), vitaminas E (semente de girassol) e C (laranja) também evitam doenças oculares. Peixes e nozes contêm ômega 3, importante para proteger a retina contra inflamações.

    Continua após a publicidade

    Os inimigos

    Sal, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral aumentam o risco de hipertensão arterial, colesterol alto e triglicérides que, por sua vez, causam resistência à insulina e doenças cardiovasculares – disfunções que interferem diretamente na saúde visual.

    Chega de cansaço

    Continua após a publicidade

    Muitas horas diante do computador ou da TV, iluminação ruim e sono insuficiente deixam os olhos cansados. Faça intervalos de cinco minutos a cada hora em frente à tela, mantenha uma distância de 50 cm do monitor e durma pelo menos sete horas por noite para descansar a vista.

    Proteção total

    Faça chuva ou faça sol, use óculos escuros com filtro UV (contra raios ultravioleta), pois a radiação é cumulativa e pode causar problemas visuais. Escolha um modelo com lentes grandes e próximas dos olhos, para evitar a passagem da luz. Procure o selo da Abióptica* ou consulte um oftalmologista para verificar a qualidade das lentes.

    Continua após a publicidade

    Raio X

    Vista cansada, lacrimejamento, coceira nos olhos ou dificuldade para focalizar imagens são sinais de problemas de visão, alergias ou doenças. Não hesite, consulte já o seu médico!

     

    Continua após a publicidade

    Ao cuidar da visão, não só prevenimos doenças mas também podemos melhorar alguns problemas, como astigmatismo (visão embaçada), miopia (dificuldade para ver de longe), hipermetropia (problema para enxergar de perto) e presbiopia (não conseguir focalizar longe e perto). E ainda beneficiamos todo o corpo, explica Meir Schneider no livro Saúde Visual por Toda a Vida (Ed. Cultrix). Faça estes exercícios diariamente:

    ·Sunning

    Combate a insônia e melhora a miopia e o astigmatismo. Feche as pálpebras delicadamente e volte o rosto para o sol. Nessa posição, movimente a cabeça de um lado para o outro, girando-a de ombro a ombro por dez minutos ao dia.

    ·Pisca-pisca

    Relaxa, aumenta a capacidade de focar detalhes e melhora a presbiopia. Feche e abra, suavemente, uma pálpebra de cada vez. Piscar de 22 a 25 vezes por minuto, de forma delicada e contínua, favorece o relaxamento. Quando os olhos ficarem secos ou doloridos, feche-os por um tempinho.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.