Conheça os benefícios do potássio para a saúde do coração
Comer sempre frutas, verduras e legumes, naturalmente ricos nesse nutriente, ajuda no controle da pressão arterial
Reduzir o sal da comida é fundamental para diminuir a pressão, mas você já tinha ouvido falar que o potássio, presente nos legumes, verduras e, principalmente, nas frutas, também tem um papel importante nisso? “Esse nutriente equilibra o sódio no organismo, prevenindo a pressão alta e, consequentemente, o infarto e o AVC”, avisa Marcelo Paiva, coordenador do centro de cardiologia do Hospital 9 de Julho. Devemos ingerir 5 g de potássio todos os dias. Quem consome cinco porções diárias de frutas e hortaliças variadas atinge essa meta. Confira abaixo alimentos ricos em potássio. Consuma-os de preferência crus e sem processar, ok? Quando viram suco, perdem o nutriente.
Campeões da feira
- Banana
- Laranja
- Acerola
- Caju
- Melão
- Maracujá
- Ameixa
- Mamão
- Figo
- Uva
- Abacate
- Castanha-do- pará
- Brócolis
- Tomate
- Feijão
- Batata
- Milho
- Cenoura
- Beterraba
- Espinafre
5 dicas para diminuir a pressão
Pegar leve com o sal
A recomendação diária é de, no máximo, 5 g por dia. Isso equivale a dois dos saquinhos que encontramos em lanchonetes. Lembrando que os alimentos já contêm sódio. Uma única salsicha tem 61% da quantidade permitida para um dia inteiro. Olho no rótulo!
Emagrecer
Um indivíduo que tem a pressão 16/10, um nível elevado, pode chegar a 14/9 depois de emagrecer 10 kg. “Perder esse peso é como tomar um medicamento realmente eficaz para o problema”, afirma Heno Lopes, da unidade clínica de hipertensão do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).
Troque o sal normal pelo light
Metade dele é potássio. Pessoas com problemas renais não devem consumir esse produto. Isso também ajuda a controlar a pressão.
Fazer exercícios
A prática de atividade física libera substâncias vasodilatadoras, que auxiliam no controle da pressão. Consulte o médico antes de começar, ok?
Evitar o estresse
Durante o momento de tensão, vários hormônios caem na corrente sanguínea, entre eles a adrenalina e o cortisol, que contraem as artérias e aumentam a pressão. Evite que esse tipo de situação ocorra com frequência em sua vida.