Cientistas alertam: precisamos dormir mais e começar o dia mais tarde

Pesquisa britânica chega à conclusão de que nossa rotina de estudos e trabalho começa muito cedo

Madrugar para chegar à escola, faculdade, ao estágio ou trabalho pode estar com os dias contados! Um estudo recém-publicado por neurocientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, indica que a rotina da maioria das pessoas está em conflito com o nosso relógio biológico. Os estudiosos são especialistas no assunto e acabaram de publicar um trabalho que leva em conta cerca de 30 anos de pesquisa nas áreas de medicina do sono e neurociência do circadiano – o ritmo que regula nosso relógio biológico, capaz de controlar os picos de concentração e apetite, por exemplo. Uma das conclusões da publicação é que de maneira geral sofremos de privação de sono. Além de dormirmos pouco, estamos começando nossa rotina de estudos e trabalho muito cedo. “Esta é uma questão muito importante para a sociedade”, explicou o líder do estudo Paul Kelley, de acordo com o The Guardian. “E a faixa etária entre 14 e 24 anos é a que mais sofre com essa privação. Isso é prejudicial para a saúde física e mental”.

Os estudos indicaram que os jovens britânicos estão perdendo, em média, 2 horas de sono por noite. Para as pessoas entre 24 e 30 anos, o valor seria de 1h30. E essa falta de descanso pode trazer ansiedade, pressão alta, frustração e ainda influenciar negativamente o modo como os genes se comportam em crianças, entre outros males. Para os estudiosos, crianças entre 8 e 10 anos deveriam estar na escola a partir das 8h30, enquanto que jovens entre 16 e 18 anos deveriam começar os estudos não mais cedo que 10h. Já para os adultos entre 18 e 55, o melhor seria iniciar o trabalho a partir das 11h. Quem aí está pronta para umas horinhas a mais na cama?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s