Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Beber álcool pode ser mais eficaz contra dor do que paracetamol

É o que diz um estudo realizado pela Universidade de Greenwich, em Londres

Por Júlia Warken
Atualizado em 20 jan 2020, 14h51 - Publicado em 4 Maio 2017, 19h38

Acredite se puder: um recente estudo britânico concluiu que o álcool é um analgésico eficaz contra dores no corpo. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Greenwich, em Londres, e teve como base outras 18 pesquisas a respeito do tema.

Segundo os dados publicados, através do Journal of Pain, a concentração de álcool no sangue faz com que o corpo torne-se consideravelmente mais tolerante à dor. Ao todo, 404 pessoas foram analisadas e concluiu-se que o efeito analgésico do álcool pode ser mais eficaz do que o proporcionado por medicamentos como o paracetamol. 

“O álcool é um analgésico eficaz que, de maneira clinicamente relevante, apresentou redução nos índices de intensidade da dor”, diz o artigo. Essa foi a conclusão, mas o material divulgado pelos cientistas não dá detalhes a respeito de qual seria a causa específica, ou seja, eles não falam sobre como ocorre a reação química que acarreta na diminuição da dor.

Continua após a publicidade

“Meu Deus, mas é muita imprudência dizer que bebida alcoólica pode substituir medicamentos!”, dirão muitos. Mas calma lá, né, gente! Ninguém está sugerindo isso.

Inclusive, os cientistas de Greenwich alertam para o fato de que o uso do álcool como analgésico pode levar à dependência. O artigo também chama a atenção para o seguinte fato: pacientes que apresentam dores crônicas podem estar mais sucetíveis ao abuso de álcool, já que o efeito analgésico proporciona uma sensação de alívio. Ah, e também é importante lembrar que, caso você esteja sentindo dores frequentes, o melhor a se fazer é consultar um médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.