Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aprenda como se prevenir das viroses no verão

Quando entra em ação, ela provoca diarreia, vômitos e desidratação. Por isso, fique de olho!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 05h39 - Publicado em 7 jan 2013, 21h00

Cuidados simples podem evitar que você passe o verão dentro do banheiro
Foto: ThinkStock

Há uma infinidade de micro-organismos do mal passeando por aí. Quando um desses danadinhos entra em seu corpo (pela boca, olhos, ouvidos ou até pelas partes íntimas), ele briga com seus anticorpos. Se estiver fraca (ingerindo pouca vitamina) e ele, muito forte, provavelmente, você irá ter um belo piriri, indo várias vezes ao banheiro, ou mesmo vomitar e sentir febre. Se for ao médico e houver confirmação de que está com virose (doença produzida por um vírus), o tratamento dura, em média, cinco dias, com remédios e indicação de uma caprichada hidratação do corpo. Todo esse fuzuê pode, no entanto, ser evitado.

Vírus mais comuns

Rotavírus: Ele já colocou muito gente de cama ou de plantão no banheiro. Para as mães de recém-nascidos, uma boa notícia. Há uma vacina aplicada em duas doses: a primeira aos 2 meses e a segunda, aos 4 meses.

Norovírus: É responsável por intoxicação alimentar, causando dores no estômago. Pode ser contraído em qualquer idade, basta descuidar da higiene e do bom armazenamento da comida. Ainda não há vacina para combatê-lo.

Continua após a publicidade

Sintomas

Em geral, surgem dores no corpo e mal-estar. Em seguida, dá uma vontade de ir ao banheiro, onde fará fezes cada vez mais moles. Numa sequência, poderá também vomitar. Procure um posto de saúde se tiver febre. A medicação será para amenizar os incômodos da virose, que costumam durar cinco dias. Nesse período, reforce a hidratação do corpo, bebendo muito líquido, especialmente água, água de coco, água tônica, chá quentinho, isotônico ou soro caseiro.

Prevenção

Na rua
Se estiver no ônibus ou no shopping e der vontade de coçar olhos, lábios ou ouvidos, primeiro, limpe as mãos com álcool gel. Como essas mucosas são locais favoráveis para a entrada do vírus, ao fazer isso você evita abrir brechas para os vírus.

Continua após a publicidade

Álcool gel
Tenha sempre em casa e na bolsa. Você pode comprá-lo em farmácias e perfumarias. Escolha as opções com água na composição e com graduação de 70% de álcool, ideal para destruir vírus e bactérias (que também provocam várias doenças).

No trabalho
Antes de começar as atividades, lave bem as mãos. Ao utilizar equipamento ou máquina de uso comum da equipe, tente sutilmente passar um pouco de álcool gel nas peças de comandos, como teclado e mouse, antes do uso.

Em casa
Lave as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro. Na cozinha, não deixe balde de lixo na pia. Desinfete-o semanalmente com duas colheres (sopa) de água sanitária e um litro de água, e troque o saco plástico todos os dias. Para matar as bactérias da esponja da pia, umedeça a peça e coloque no microondas por cinco minutos em potência alta, uma vez a cada dez dias. Outra opção é deixá-la mergulhada em uma mistura de 50ml de água com cinco gotinhas de água sanitária.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.