4 tipos de maçã e os benefícios da fruta
Ela é suculenta, saborosa, ajuda a emagrecer e ainda faz bem para a saúde.O que você está esperando para dar uma bela mordida?
O açúcar presente na maçã é a frutose, que demora mais para ser absorvida. Por isso, a fruta está liberada para diabéticos.
Foto: Getty Images
É na polpa da maçã que nutrientes essenciais como vitaminas A, B, C e E, carboidrato (fonte de energia) e potássio (importante para o coração) se concentram. Já os compostos antioxidantes que protegem as células do corpo e previnem crises de asma estão presentes na casca. É lá que também estão as fibras, responsáveis pela sensação de saciedade e a melhora do funcionamento do intestino. Então, nada de descascar! Lave e esfregue bem a fruta antes de comê-la.
Além disso, estudos mostram que a maçã possui uma fibra solúvel, chamada pectina, capaz de diminuir o colesterol ruim e ainda combater a gastrite e até câncer. Mas fique de olho na quantidade: o ideal é comer uma por dia. Como a fruta tem muita fibra, ingeri-la em excesso pode acabar diminuindo a absorção de nutrientes.
Muitos tipos, os mesmos benefícios
Fuji:
É firme e crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.
Gala:
Macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.
Red ou Argentina:
Tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.
Verde:
Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.