Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Xingamento, exclusão e ameaças são rotina para mulheres na política

Pesquisa mostra que 51% das mulheres ouvidas já sofreram algum tipo de violência política e 41% delas já foram alvo do manterrupting

Por Da Redação
26 nov 2021, 14h47

Ao menos 51% das mulheres já sofreram algum tipo de violência política. O dado, divulgado nesta quinta-feira (25), considerado o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, integra o resultado parcial da pesquisa Políticas de Saia, realizada pelo Instituto Justiça de Saia e pelo projeto Justiceiras, que mapeia a violência política no país. 

O levantamento realizado de forma inédita ainda evidenciou o grande desafio que é a inserção de mulheres na política.

Das mais de 1.200 mulheres que participaram da pesquisa, menos de 20% já se candidataram a algum cargo e mais de 80% delas não foram eleitas. Além disso, elas também apontam a falta de apoio dentro dos partidos políticos para que elas possam participar do processo eleitoral.

De acordo com a promotora de justiça e presidente do Instituto Justiça de Saia, Gabriela Manssur, os dados revelados só refletem o que já é de conhecimento geral, porém, são importantes para que cobranças de políticas públicas sejam feitas a fim de mudar o cenário atual. 

“Esses resultados já eram esperados, eu só queria colocar no papel”, alegou Gabriela em fala ao Correio Braziliense. “Quando você fala e não apresenta dados você não consegue o impacto necessário. Esses dados são necessários para que nós possamos pleitear a quem nós temos que bater nas portas: sem dúvida nenhuma, os líderes de partidos que precisam se comprometer.”

Continua após a publicidade

De acordo com a pesquisa, mais da metade das mulheres envolvidas no ambiente político já foram vítimas de preconceito ou discriminação. Entre as violências mais relatadas estão ofensas morais, xingamentos, exclusão de algum espaço público, ameaça, ataque sexual, fake news, agressão física e invasão de redes sociais

Além das violências, 41% das participantes relataram que já foram alvos do manterrupting (interrupção desnecessária em sua fala).

Atualmente, somente cerca de 14% dos parlamentares são mulheres. Dentre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, há apenas uma governadora. Em 2020, pelo menos 900 municípios não elegeram nenhuma vereadora.  Prestes ao início de um ano eleitoral, há apenas uma pré-candidatura feminina anunciada para a Presidência da República, a da senadora Simone Tebet., pelo MDB

De acordo como os dados divulgados recentemente pela União Interparlamentar (UIP), o Brasil ocupa a 142° colocação do ranking de participação de mulheres na política nacional.

Continua após a publicidade

A pesquisa Políticas de Saia continuará aberta até outubro de 2022 para o recolhimento de mais dados, que devem ter um aumento significativo com a chegada do ano eleitoral.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.