Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 provas de que o universo Harry Potter não é só para crianças

O filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam" retoma o universo criado por J.K. Rowling que encantou o mundo.

Por Clara Novais Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 nov 2016, 23h15 - Publicado em 17 nov 2016, 19h44

Com a estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam nesta quinta-feira (17), o universo Harry Potter, criado por J.K. Rowlingvoltou com tudo para as rodas de conversa. Bom, a verdade é que, se formos avaliar, ele nunca saiu de cena, mesmo o último filme da saga original tendo saído em 2011. Isso porque, apesar de o primeiro livro ter sido escrito pensando no público infantil, a trama e seu desenvolvimento são atrativos para todas as idades.

Leia também: Britânicos se casam em cerimônia mágica inspirada em Harry Potter

Em julho deste ano, a peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada estreou em Londres, contando como anda a vida de Harry, Hermione e Rony dezenove anos após Harry Potter e as Relíquias da Morte. Já o livro com o roteiro chegou ao Brasil no dia 31 de outubro. Além disso, a história escrita por J.K. Rowling é tão marcante quanto atual, o que faz com que os fãs – até os mais crescidos – continuem interessados nela, mesmo quando não há nenhuma novidade.

A nova saga, Animais Fantásticos e Onde Habitam, se passa 70 anos antes da história que a maioria das pessoas já conhecem e apresenta novos personagens. Eles têm ambições e lutas diferentes das de Harry Potter e seus amigos. No entanto, a essência permanece a mesma. Por isso, separamos uma 7 motivos que tornam o universo Harry Potter interessantes para pessoas das mais diversas idades.

Continua após a publicidade

1. Personagens femininas fortes
Nada de garotinhas sonhadoras descobrindo o mundo, como vemos muito por aí. No universo Harry Potter, as mulheres têm poder – e não estamos falando apenas dos poderes mágicos.

Hermione é o maior exemplo. Melhor amiga de Harry, desde pequena demonstra coragem e sabedoria e, sem ela, o bruxinho não teria conseguido vencer as batalhas que enfrentaram juntos ao longo dos sete livros. Ainda na sequência principal, podemos citar a Minerva McGonagall, Bellatrix Lestrange e Luna Lovegood.

A primeira é diretora da Grifinória, professora de transfiguração (uma das matérias mais difíceis!) e vice – depois diretora – de Hogwarts; a segunda é uma bruxas terrível que não mede esforços para conseguir o que quer; e a terceira é a personagem mais autêntica de todo o universo por verdadeiramente não se importar com o que os outros pensam – e, dessa forma, age como bem entende sem seguir nenhum padrão.

Continua após a publicidade

Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, mesmo sendo uma história situada nos anos 1920, a presidente da MACUSA (versão americana do Ministério da Magia) é uma mulher: Seraphina Picquery. Além, claro, de Tina e Queenie – irmãs que dividem o enredo principal com o protagonista Newt – fundamentais para todo o desenvolvimento da trama.

Hermione

Leia também5 vezes em que Emma Watson nos encheu de orgulho

Continua após a publicidade

2. Debate a discriminação e o classicismo
Esses temas são apresentados de mais de uma forma. Alguns bruxos não tratam com igualdade criaturas mágicas racionais (como centauros, elfos, lobisomens, etc), bem como se consideram superiores aos trouxas (pessoas vindas de família não-mágica e incapazes de fazer magia). Além disso, determinados bruxos chamados de “sangue puro” (vindos uma linhagem exclusivamente de bruxos) chamam aqueles que têm pelo menos um dos progenitores trouxas de “sangue ruim” e, a partir disso, destilam ódio contra eles. A família Malfoy é um grande exemplo desse tipo de atitude preconceituosa e, ate mesmo, fatal.

Já em Animais Fantásticos, nos são apresentadas as consequências de um mundo pós perseguição aos bruxos – que passam a viver na clandestinidade fugindo de grupos de trouxas que mantém a busca por sangue mágico.

Malfoy

Continua após a publicidade

3. A pluralidade de personagens
As histórias do universo Harry Potter não se limitam a um enredo simples. Vários acontecimentos permeiam a narrativa central, da mesma maneira que diversos personagens – com características e histórias próprias – são apresentados nesse desenvolvimento. Nos livros da saga principal, são 161 personagens com sobrenome e 36 sem sobrenome, em um total de 197 personagens citados. Com tantas personalidades distintas, difícil o leitor não se identificar com nenhum deles.

Leia também: Menina de 11 anos cria campanha para arrecadar livros com personagens negros

4. Os personagens evoluem
No universo Harry Potter, não há espaço para personagens simplistas. Bem como no mundo real, todos apresentam várias camadas de personalidade e se desenvolvem ao longo dos anos. O protagonista, por exemplo, inicia a saga como um garoto acanhado e cheio de questionamentos profundos sobre a vida e se torna um rapaz confiante que não teme em arriscar a própria vida para defender aqueles que ama.

Continua após a publicidade

Harry Potter

5. Celebra valores importantes da amizade
Harry, Hermione e Rony (da sequência original) e Newt, Tina, Queenie e Jacob (de Animais Fantásticos) são exemplos de companheirismo, confiança e cumplicidade que todos deveríamos levar para a vida. Um ajuda o outro pelo bem comum, sem egoísmo e disputas internas. O trio estudante de Hogwarts se conhece aos 11 anos de idade e a amizade evolui para suas vidas adultas – Hermione e Rony, inclusive, se casam. Já o quarteto, desenvolve a amizade a partir de uma situação de conflito – mas não vamos entrar em detalhes para não estragar as surpresas do filme que acaba de estrear.

Animais Fantásticos

Leia também: Amizade platônica: nós, de CLAUDIA, revelamos de quais famosos gostaríamos de ser amigas

6. O humor é criativo
Nada de piadas forçadas e fáceis. No universo Harry Potter, o humor surge naturalmente como parte dos personagens e do enredo. Não espere um personagem espertalhão que solte frases feitas buscando arrancar risadas. Aqui a graça vem das situações e atitudes bem construídas.

7. As as criaturas e seres mágicos são sensacionais
Assim como os bruxos e trouxas, esses seres também são complexos – tanto é que ganharam seus próprios filmes. Citar duas ou três características deles não faria jus a sua maravilhosidade. Só assistindo (ou lendo) para compreender!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.