Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Priscilla Chan, mulher de Mark Zuckerberg, funda escola inovadora

Proposta de Priscilla Chan, pediatra e mulher do fundador do Facebook, irá unir ensino e cuidados médicos a crianças carentes da Califórnia

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 05h00 - Publicado em 4 dez 2015, 12h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Saúde e educação caminhando de mãos dadas. Esta é a proposta de The Primary School, projeto filantrópico que será inaugurado em 2016, na Califórnia (EUA).

    Publicidade

    A escola, em tempo integral, promete unir ensino regular com cuidados médicos – tudo gratuito, para famílias de baixa renda. A proposta inovadora é assinada por Priscilla Chan, mulher do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

    Publicidade

    Ela, que é pediatra e acaba de dar à luz sua primeira filha, anunciou o projeto em seu perfil na rede social do marido: “Nosso pequeno time está trabalhando com famílias de East Palo Alto, educadores e líderes comunitários para desenvolver um modelo que atenda a suas complexas necessidades”, escreveu no comunicado.

    Além de Priscilla, que figura como fundadora e CEO, o projeto conta com outros nomes de peso na equipe, como os educadores Meredith Liu (presidente) e Andrew Elliott-Chandler (diretor), a ativista social Nora Razon (gerente de engajamento familiar e comunitário) e a pediatra Jessica Schumer.

    Publicidade

    O local escolhido para a fundação da escola foi East Palo Alto, uma pequena cidade americana na região do Vale do Silício – área que abriga empresas gigantes de tecnologia como Facebook, Yahoo! e Google, além da famosa Universidade de Stanford. Todo o dinheiro que a região do Vale do Silício movimenta, no entanto, não alcança o município.

    Continua após a publicidade

    Segundo dados do Censo de 2010, o último realizado nos Estados Unidos, East Palo Alto tem pouco mais de 28 mil habitantes, sendo que a maioria é latina (64%) e negra (16%). Crianças com menos de 5 anos representam 9% da população, e as que têm de 5 a 17 anos são 23%. Uma em cada cinco delas vive abaixo da linha de pobreza.

    Publicidade

    As aulas só terão início em agosto do ano que vem, mas o site da instituição (theprimaryschool.org) já está no ar. A primeira turma, que começa no ano que vem, será composta por alunos de 4 anos, mas a quantidade de estudantes e a abordagem pedagógica ainda não foram reveladas.

    The Primary School está firmando também parceria com uma clínica beneficente local, a Ravenswood Family Health Center, com o intuito de garantir acompanhamento médico para que os alunos e suas famílias tenham uma vida saudável. Os alunos terão acesso a consultas médicas, odontológicas e psicológicas, de maneira totalmente gratuita.

    Publicidade

    A intenção é que novas turmas sejam abertas a cada ano, até que seja possível atender de bebês a crianças do nono ano. Em 2016, irá funcionar provisoriamente em um prédio alugado, enquanto as instalações definitivas estão em construção. Outros detalhes do projeto são mantidos em segredo.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.