Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Princípe William lança prêmio ambiental multimilionário

O Earthshot Prize pretende premiar grandes ideias que impulsionem o combate à crise climática

Por Da Redação - Atualizado em 31 dez 2019, 14h29 - Publicado em 31 dez 2019, 13h08

Nesta terça-feira (31), o Príncipe William anunciou que vai lançar um prêmio multimilionário chamado Earthshot Prize. A iniciativa tem como objetivo premiar com milhões de dólares grandes ideias que ajudem a combater a crise climática e substituir o pessimismo por ações que possam recuperar o planeta.

O membro da Família Real britânica esteve trabalhando no projeto por mais de um ano. A ideia é que o prêmio seja dado a cinco ganhadores todo ano por dez anos, a partir de 2021. Se funcionar, a empreitada conseguirá encontrar pelo menos 50 soluções para os maiores problemas ambientais do planeta até 2030.

+Confira o que está bombando nas redes sociais

A iniciativa foi inspirada pelo relatório preparado pelos maiores cientistas do mundo e emitido em 2018 em um painel da ONU que afirma que governos de todo o mundo devem investir em mudanças drásticas o mais rápido possível para evitar consequências desastrosas. Uma delas é o aquecimento de 1,5ºC da Terra em relação ao período pré-industrial até 2030, o que levaria a secas, queimadas e escassez de comida.

Continua após a publicidade

O prêmio foi anunciado através de um vídeo narrado pelo renomado documentarista de vida selvagem Sir David Attenborough, responsável por projetos como Our Planet. William espera inspirar “líderes, pensadores e sonhadores” a pensar diferente e relembrar o poder que o ser humano tem de inovar e superar problemas.

Leia também: Greta Thunberg quer voltar a ser “uma adolescente normal”

Continua após a publicidade

+Meghan Markle e Príncipe Harry podem lançar jornal e revista

Publicidade