Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulher é assassinada por postar mensagem que irritou traficantes

As redes sociais têm sido usadas por criminosos para controlar moradores de favelas

Por Da Redação
22 nov 2018, 11h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Helen Alves de Oliveira foi assassinada depois que publicou uma mensagem que desagradou a traficantes. O caso aconteceu no Complexo do Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde morava. A ordem da execução partiu do chefe do tráfico na região, Luiz Alberto Santos de Moura, conhecido como Bob do Caju, segundo as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do estado. Preso, ele encomendou a morte de dentro da prisão.

    Publicidade

    No dia 2 de fevereiro, Helen postou um texto em que dizia que um traficante armado em um ponto de venda de drogas assume o risco de morrer em um confronto com policiais. Seis dias depois, ela foi jurada de morte pelos criminosos. No dia 5 de março, a moça foi torturada, espancada, esquartejada e depois teve o corpo queimado. Na quarta-feira (21), o MP-RJ pediu a prisão preventiva de sete suspeitos. 

    Publicidade

    Além de Bob do Caju, mais seis pessoas foram denunciadas por homicídio duplamente qualificado: por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima. Há ainda o crime de ocultação de cadáver. Eles podem pegar até 33 anos de prisão.

    Um mototaxista que teria sido o responsável por seguir Helen e entregá-la aos assassinos é um dos acusados.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Lei do silêncio

    “Infelizmente, esse monitoramento do tráfico de drogas chegou ao nível eletrônico, das redes sociais. E hoje essas pessoas que são dominadas pelo tráfico, pela criminalidade, não podem nem manifestar o seu descontentamento pela violência brutal dos traficantes porque eles reforçam mais essa brutalidade, cometendo esse crime bárbaro. Isso reforça esse império do silêncio que vigora nas nossas comunidades fluminenses”, explicou o promotor Sauvei Lai.

    De acordo com ele, a democracia vivenciada na cidade formal não se reproduz nas comunidades e favelas controladas pelo crime organizado, o que coloca em risco a vida de moradores por emitirem opinião.

    Publicidade

    Siga CLAUDIA no Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.