Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fotógrafo iraniano retrata meninas menores de idade condenadas à morte

Ensaio mostra condições de vida das meninas que podem ser enforcadas ao completar 18 anos

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 12h29 - Publicado em 6 fev 2016, 11h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sadegh Souri, de 30 anos, premiado fotógrafo iraniano, visitou um Centro de Correção de Delinquentes Juvenis para registrar a vida das meninas encarceradas.  O ensaio “À espera da pena de morte” mostra as condições miseráveis em que vivem as garotas no corredor da morte.

    Publicidade

    A maioria das meninas ainda aguarda o veredito. Muitas estão presas desde os 10 anos e nunca receberam visitas da família. Algumas revelam que foram forçadas a confessar os crimes após sessões de violência e tortura.

    Publicidade

    No Irã, a partir dos nove anos as crianças já podem ser presas e condenadas à pena de morte. Apesar de as convenções internacionais terem banido esse tipo de punição para jovens abaixo de 18 anos, no Irã, execuções ainda ocorrem para menores que cometeram crimes, como assassinato, tráfico de drogas e roubo à mão armada.

    Sadegh Souri
    Sadegh Souri ()

    Segundo as regras, as detentas que são mães podem ficar com seus filhos no centro de detenção até eles completarem dois anos. 

    Publicidade

    Sadegh Souri
    Sadegh Souri ()

    O clérigo vai à ala das meninas menores de idade todos os dias. Após as orações, o responsável fala sobre a educação adequada para meninas e reza a Deus para que sejam perdoadas.

    Continua após a publicidade

    Sadegh Souri
    Sadegh Souri ()

    Segundo relatório divulgado pela Anistia Internacional no final de janeiro, apesar da recente aprovação de novas leis no Irã, muitos jovens ainda estão presos à espera da morte. Segundo a entidade, as autoridades iranianas tentam encobrir suas contínuas violações dos diretos das crianças.

    Publicidade

    De acordo com os números mais recentes da Anistia, o Irã é um dos países que mais usam a sentença de morte no mundo, perdendo apenas para a China. A maioria das execuções está relacionado ao tráfico de drogas. O país integra uma grande rota de tráfico ligando os campos de produção de ópio do Afeganistão à Europa.

    Continua após a publicidade

    O documento ainda registra 73 execuções de menores, entre 2005 e 2015. Segundo a ONU, pelo menos 160 jovens esperam sua execução, que costuma ocorrer quando completam 18 anos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.