Declaração infeliz de Donald Trump irrita femininistas (e qualquer mulher que já tenha ouvido que sua assertividade era, na verdade, TPM)

Ao comentar perguntas incisivas de âncora da tevê americana, ele descreveu: "havia sangue saindo pelos olhos, sangue saindo de todos os lugares dela." O que o magnata quis dizer com isso?

“Ela tinha sangue saindo de seus olhos, sangue saindo de todos os lugares dela… Você podia ver que ela estava fora de controle”, disse Donald Trump, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano sobre a âncora do canal Fox, Megyn Kelly, em entrevista à CNN, logo depois de um acalorado debate na tevê.

Trump, magnata do ramo imobiliário americano e famoso pelo bordão “Você está Demitido!”, do reality O Aprendiz, tem causado inúmeras polêmicas e gafes, quase sempre por proferir opiniões de cunho ultradireitista e conservador desde que assumiu a candidatura.

Durante o debate, Megyn bombardeou o presidenciável com perguntas sobre suas atitudes sexistas do passado, como ter chamado algumas mulheres de “porcas gordas, cachorras e outros nomes de animais nojentos”. Ele a interrompeu, antes que ela terminasse de falar: “Só a Rosie O’Donnel” (Sim, ele assumiu que teria falado mal da atriz e apresentadora). Megyn continuou: “Não. A sua conta do Twitter tem vários comentários depreciativos sobre a aparência das mulheres.” E Trump, mudando de assunto. “Eu realmente não tenho tempo para ser politicamente correto. E, para ser honesto com você, este país também não tem.”

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

Não é de hoje que Trump é reconhecido por suas opiniões, digamos, grosseiras e polêmicas. E os alvos não são só as mulheres, vale dizer. Mas, ao que parece, as grosserias de Trump não terão muito espaço em uma campanha presidencial. Imediatamente depois de sua declaração pós-debate, ele teve sua participação revogada em um evento de lideranças conservadoras. O organizador do evento, Erick Erickson, justificou: “Seu comentário não foi apropriado. É uma pena que eu tenha que ‘desconvidá-lo’. Não quero alguém no palco que precise responder a uma pergunta hostil de uma mulher e sua primeira inclinação seja sugerir que se trata de um problema hormonal.”   

Mais tarde, Trump afirmou que a acusação é leviana e que tem enorme respeito pelas mulheres. E você, também acha que o pré-candidato quis dizer que a agressividade de Kelly vinha do fato de ela estar menstruada? CLAUDIA quer saber.