Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

‘Cometa do Diabo’ pode ser visto em todo o Brasil neste domingo (21)

Dica para enxergar o Cometa 12P/Pons-Brooks é observar o céu durante a madrugada e longe de áreas urbanas com poluição luminosa

Por Da Redação
21 abr 2024, 10h21

O Cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como “Cometa do Diabo“, está atualmente visível no céu do Brasil.

No momento, esse corpo celeste está se aproximando do nosso planeta (sem risco algum de colisão) e chegou ao seu periélio, o ponto mais próximo do Sol, no dia 21 de abril de 2024, e deve alcançar seu brilho máximo por volta do dia 23 de abril.

Embora exista a chance de vê-lo a olho nu, binóculos e outros instrumentos são recomendados para uma melhor observação.

De acordo com o Observatório Nacional, desde o dia 7 de abril observadores na região Nordeste do Brasil já conseguem fazer registros da passagem do cometa, mas é neste domingo (21) que ele se tornará visível em todo o país, quando atingirá a sua máxima aproximação ao Sol.

Quando e onde é possível observar o Cometa

O cometa estará visível durante todo o mês de abril, mas o período ideal para observá-lo é entre os dias 20 e 25 de abril. Sendo que o melhor horário para observação é na madrugada, antes do amanhecer, quando o céu está mais escuro.

Continua após a publicidade

É importante considerar que a visibilidade do cometa pode variar de acordo com a região, o clima e a poluição luminosa. Para aumentar as chances de vê-lo, escolha um local escuro e afastado da cidade para ter uma melhor chance de observação.

O cometa estará localizado na constelação da Ursa Maior e é possível utilizar aplicativos de astronomia, como o Stellarium ou o SkySafari, para localizar o cometa no céu.

Sobre o Cometa do Diabo

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse nome popular “diabólico” devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, ou seja, a nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo, em uma forma de chifres.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.