Totalizando 50% da presença feminina em cargos altos, a Unilever Brasil dividiu a premiação da marca que mais promoveu a igualdade entre os gêneros nacionalmente com a Renault, reponsável por um aumento considerável de 30% na quantidade de mulheres contratadas durante os últimos três anos. Ambas as multinacionais levaram o ouro na categoria de grande porte da edição deste ano do Prêmio WEPs Brasil (“Women’s Empowerment Principles”), que em livre tradução para o português significa “Empresas Empoderando Mulheres”.
Foi notada uma diminuição da diferença salarial entre mulheres e homens nas marcas nacionais engajadas com a causa, além de um equilíbrio significativo na proporção de funcionários em altos cargos dos dois sexos. Segundo dados apresentados pelas empresas que se candidataram no ano de 2016, 43% das corporações não pagam menos à elas pelo simples fato delas representarem o gênero feminino. Em 84% da diferença salarial corresponde a um valor menor que 10%.
Fabrice Cambolive, presidente da filial brasileira da Renault recebe junto a Ana Paula Camargo, diretora de recursos humanos da multinacional, o troféu ouro em solenidade do Prêmio WEPs 2016
24% das corporações que fazem uso de políticas de equidade contam com figuras femininas realizando funções na alta direção em 30% a 50% das situações. Nós também estamos presentes em 43,81% do quadro de funcionários finalistas. Nos últimos 5 anos, a rede Unilever Brasil conseguiu alcançar a igualdade nos cargos mais importantes. 70% de todo o setor de marketing da companhia é composto por representantes femininas, também pode-se notar um aumento estrondoso das mulheres no setor comercial – de 7% para 35%. As trabalhadoras também dispõem de berçários, onde elas podem deixar seus pequenos enquanto estão desempenhando suas funções, além de uma jornada flexível para que também possam dar atenção aos seus filhos.
O evento também buscou reconhecer organizações de pequeno e médio porte que também se empenharam em promover o empoderamento feminino através de suas ações institucionais. A Home Care Cene Hospitalar, uma companhia de pequeno porte, levou pela segunda vez consecutiva o mais importante troféu. A Renault que anteriormente havia ocupado a posição bronze, galgou largos passos em direção ao ouro. A solenidade ocorreu no dia 29 de março, em Foz do Iguaçu, em que 48 empresas foram premiadas ou reconhecidas de alguma maneira por se comprometerem a cumprir pelo menos um dos sete princípios determinados pela ONU Mulheres.