PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Verde amarelado: história e significado do Greenery, cor de 2017

Da conotação negativa de séculos atrás à escolha da Pantone, o WGSN explora o passado do verde.

Por WGSN
Atualizado em 20 jan 2020, 14h00 - Publicado em 17 Maio 2017, 13h22
 (WGSN/WGSN)
Continua após publicidade

Indo além da superfície, as cores sempre possuem um passado, significado e propósito cultural que muitas vezes é ignorado. Mas estas associações são importantes de serem entendidas, já que cores são uma parte fundamental de como experimentamos o mundo. A WGSN já falou aqui na Estilo sobre a história e o significado do rosa, e hoje vamos explorar mais o verde – que, em sua tonalidade clara e mais “ácida”, foi denominado a cor do ano pela Pantone, o Greenery.

balenciaga_bcg_prs_aw17_122_hr
()

Quando a Pantone anunciou o tom de 2017, em janeiro, ele veio com a explicação de que era um tom para um novo começo, pois remete aos primeiros dias da primavera. É uma cor de esperança por um ano mais calmo.

kinnarps_kinnarps6_hr
()

Historicamente, porém, o verde amarelado era feito de pigmentos que possuíam uma grande quantidade de arsênio, um elemento químico tóxico encontrado em diversos minerais. Por isso, a cor possuía uma conotação negativa, atribuída a elementos perigosos e até à inveja (a expressão “verde de inveja” é comum até hoje na língua inglesa).

Continua após a publicidade
fashion_week_streets_0217_nyw_fws_04_099_hr
()

Com a crescente importância da sustentabilidade e a popularização da indústria de bem-estar, o verde amarelado deixou seus significados negativos para trás. Além de ser uma cor-símbolo para o verbo “ir” (pense em semáforos, por exemplo), atualmente o verde é muito mais associada à natureza e ao bem-estar. Por isso,s e tornou uma cor muito popular para interiores. Apesar de ainda não ter ganhado tanta força na moda, o verde amarelado também pode ser associado à década de 1970, que teve um grande revival recentemente, deixando o tom mais comercial para as próximas temporadas. Marcas como Emilio Pucci, Vionet e Balenciaga pontuaram suas últimas coleções de inverno com a cor, e ela já começou a aparecer em looks de street style. Ela pode não ser tão popular ou comercial quanto o rosa, mas em breve poderemos nos acostumar a vê-la mais e mais por aí!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.