Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que é workleisure e como usar?

A tendência une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo

Por Raíssa Basílio
5 set 2023, 10h06

A tendência workleisure ganhou força nos últimos meses, em um mundo onde trabalho está se tornando cada vez mais fluído. Estamos falando da junção de “work” (trabalho) e “leisure” (lazer), que mostra uma nova maneira de compreender o guarda-roupa profissional. Após pandemia de Covid-19, a linha entre o que usamos no escritório e em casa está se tornando mais tênue, e isso pode ser bom.

Workleisure vem sendo apontado como a nova tendência para a roupa de trabalho. O home office e o trabalho flexível redefiniram a categoria de roupa de trabalho, trazendo mais conforto, mas também misturando com peças mais formais ou sofisticadas”, explica a consultora e pesquisadora de moda, Carol Garcia.

O conforto é fundamental também no escritório e não é preciso abrir mão do estilo para isso. “Na verdade, a moda no ambiente de trabalho já está se movendo em direção ao casual há algum tempo, mas a pandemia foi importante para trazer em movimento de forma mais definitiva”, completa a estudiosa.

Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo
Dependendo do ambiente de trabalho, é possível explorar tops com acabamentos elegantes (@samanthaaelise/Instagram)

A versatilidade é uma das premissas dessa nova forma de encarar o look profissional. É possível transitar entre diferentes eventos sociais com blazers, tênis confortáveis, camisas sociais e calças mais amplas, que transmitem conforto sem deixar a elegância. A mistura de estilos proporciona uma sensação de autenticidade e conforto.

O termo brinca com o já estabelecido athleisure e também tem a implicação do conforto. Mas é mais criativo do que o ‘traje de negócios casual’, que geralmente é apenas um terno com um paletó e tênis“, continua Carol Garcia. Esse visual mescla peças esportivas com outras mais sofisticadas, resultando em um estilo moderno.

Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo
Um toque de conforto e modernidade (marenschia/Instagram)

“Falando sobre as características do athleisure, vamos começar pelo que ele não é: qualquer coisa que possa ser confundida com roupa de dormir ou de academia“, pontua a pesquisadora, que completa que são peças que não trazem uma silhueta rígida, como ombreiras ou cintura muito marcada.

Quais peças fazem parte do workleisure ?

O workleisure oferece um gama de opções de roupas com tecidos práticos que unem conforto com funcionalidade. É possível expressar sua personalidade e sentir-se confortável ao mesmo tempo, em um look que condiz com o ambiente de trabalho. Nada de ficar incomodada com um cós alto de uma calça que está muito justa ou com um colarinho desconfortável de uma camisa.

Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo
Conforto, estiloso e alfaiataria na medida certa. (@ada_oguntodu/Instagram)

“O workleisure começa com as peças básicas do guarda-roupa casual (camisetas, pulôveres, calças esportivas) construídas em materiais e detalhes adequados para o escritório. Isso significa que cinturas elásticas são aceitáveis, mas apenas se forem feitas em tecidos como seda, linho, lã, ou riscas de giz, que sugerem um tipo diferente de formalidade”, explica Carol. “Tecidos um pouco mais estruturados. Camisetas adornadas com bordados. Jaquetas com a estrutura desconstruída, para que se pareçam mais com camisas, mas que ainda sejam jaquetas, e camisas com um toque de fluidez”, completa a pesquisadora.

Esse é um reflexo da evolução do ambiente de trabalho e da nossa noção de moda, em uma boa união de funcionalidade, conforto e  versatilidade, sem comprometer a elegância da aparência profissional. Abaixo, confira mais exemplos para se inspirar!

Looks workleisure para te inspirar

Cinturas elásticas são aceitáveis se forem feitas em tecidos como seda, linho, lã, ou riscas de giz.
Cinturas elásticas são aceitáveis se forem feitas em tecidos como seda, linho, lã, ou riscas de giz. (@SMYTHSISTERS/Instagram)

Roupas confortáveis e práticas para o trabalho sintetizam essa tendência. Explore calças largas, blusas amplas e calçados confortáveis. Só não se esquece de que é importante visar o profissionalismo.

T-shirt + blazer

Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo
Um t-shirt + um blazer = estilo e conforto! (@samanthaaelise/Instagram)

As camisetas com uma pegada geek, de música ou mais divertidas podem funcionar com workleisure, mas é preciso pensar na coordenação do look. Combine com outros elementos mais formais, como o blazer e um jeans de bom corte.

Continua após a publicidade

Tecidos funcionais e amplos

Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo
Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais (@nannoca/Instagram)

Tecidos funcionais fornecem conforto e mobilidade ao longo do dia de trabalho. Invista em peças que tragam isso com elegância e se jogue nos acessórios.

O casual ainda mais confortável

Workleisure une trabalho e lazer em looks funcionais, sem abrir mão do conforto e estilo
Um vestidinho e um blazer, só faltou o salto para ficar bem Carrie Bradshaw (@annelauremais/Instagram)

Aposte na combinação de peças tradicionais, como blazers ou camisas sociais, com roupas mais casuais, como vestidos e malhas. As sapatilhas, que estão super em alta, são muito bem-vindas!

O que achou da tendência, acha que é possível aderir em seu ambiente de trabalho?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.