Como pintar suas roupas em casa: Alexandre dos Anjos ensina
O artista visual e estilista Alexandre dos Anjos explica o passo a passo para tingir suas peças
Repaginar o visual é desafiador, especialmente quando comprar peças novas não é uma opção. Sorte que pintar roupas é uma possibilidade prática para transformar seu guarda-roupa com pouco. Separe a tinta e o pincel, porque, com as dicas do artista visual e estilista Alexandre dos Anjos, vai ser difícil não libertar o artista que existe dentro de você!
“A roupatela é a pintura em peças de roupa já existentes”, afirma o artista. A técnica envolve desde a escolha dos materiais até o processo criativo, e essa autonomia explica por que são gerados trabalhos tão distintos um do outro.
O que preciso para pintar roupas?
- Peça de roupa
- Tinta serigráfica
- Pincel grande
- Pincel pequeno
Os tecidos de fibras naturais são mais fáceis de tingir do que os sintéticos. Optar por algodão, por exemplo, é uma indicação.
A tinta serigráfica, segundo o especialista, apresenta uma durabilidade maior. Por fim, os pincéis de tamanhos diferentes aceleram o processo e colaboram para a criação de mais detalhes.
Passo a passo para pintar roupas
Lave a roupa
Antes de colocar a mão na massa, é preciso garantir que a peça de roupa está limpa. Assim você evita manchas, mudança das cores e outros problemas no resultado – as sujeiras atrapalham a coloração.
Faça o esboço
Escolher a estampa é o passo dois. “Entenda seu gosto, pense o que pode fazer na peça e busque inspirações.”
A internet é um espaço para encontrar possibilidades, mas elementos do seu dia a dia também podem te influenciar, como sugere Alexandre.
Caso sua ideia sejam desenhos menos abstratos, é importante desenhar um esboço antes para, então, colorir.
Aplique a tinta
Com suas mãos cobertas por luvas, faça a aplicação da tinta na roupa de acordo com os formatos pensados. Para detalhes, use pincéis mais finos, enquanto os mais grossos ajudam a colorir espaços maiores.
Lave e seque a peça
Quando a tinta secar por completo, lave a roupa e, depois, seque à sombra.
Caso queira reforçar alguma cor ou fazer um novo detalhe, basta repetir o processo, sem esquecer da fase de higienização.
Não tenha medo de pintar roupas!
Alexandre deixa uma dica final: “muitas pessoas abandonam a ideia de colorir as roupas por medo de estragar as peças, mas se abrir ao acaso da criação te leva a lugares satisfatórios.”
E se isso não for o suficiente para seu início, comece por roupas velhas ou que você não usa frequentemente até se sentir seguro para avançar.