8 ervas para incrementar suas receitas

Confira a sensação que estas variedades provocam no paladar e saiba quais são as melhores parcerias para elas - de massas a carnes!

Foto: Getty Images

1. Cerefólio
Parente da cenoura, tem gosto adocicado, com um fundo de anis. Acompanha bem peixes e frutos do mar. “Misture à manteiga para untar grelhados”, sugere Mariana Maronna, professora do curso de gastronomia do Senac, em Águas de São Pedro (SP). Dica extra: use-o no finalzinho do preparo para que a cor e o sabor permaneçam intactos.
 
2. Flor de Nirá
De origem asiática, é muito utilizada na culinária japonesa. A textura assemelha-se à da ciboulette, a cebolinha-francesa, mas o sabor é intenso como o do alho. Crua, vai bem sobre sushi e sashimi. E combina com filé e legumes grelhados. Basta salteá-la numa frigideira com manteiga. “Ela continua intacta e saborosa”, afirma Mariana.
 
3. Sabugueiro
Com suas folhas, é possível fazer xaropes concentrados, que aromatizam drinques, molhos para saladas e águas. “Eles podem também ser aproveitados como calda de sorbet de frutas”, recomenda Thiago Saldiva, subchef do restaurante Le Bilboquet, em São Paulo. O sabor é forte e levemente amargo.
 
4. Erva-de-Santa-Maria
Da família do espinafre, apresenta perfume forte, sabor ligeiramente mentolado e um pouco de ardência. Usada na cozinha mexicana para temperar feijão com carne moída, harmoniza com ceviches. Tem poder medicinal. “Para cicatrizar a pele, macere as folhas com sal e aplique no local”, diz Nelo Linguanotto, da Bombay Herbs & Spices, em São Paulo.
 
5. Folha de Limão Kaffir
Seu sabor azedinho lembra uma mistura de limão com capim-santo. Com pimentas e gengibre, tempera carne de porco, massas e vegetais. Também pode ser usada com curry. Ou simplesmente para finalizar e decorar o prato, sugere Thiago.
 
6. Folha de Curry 
Nativa da Índia e bastante aromática, com um toque cítrico, deve ser usada para temperar pratos à base de legumes e também todos os alimentos que recebem bem a acidez do limão, como frango e peixe.
 
7. Segurelha
Segundo Nelo, da Herbs & Spices, como condimenta os alimentos, trata-se de uma boa alternativa ao sal. Bastante aromática e levemente picante, tem sabor que lembra o do tomilho. Combina com grãos e carnes brancas. “Para amenizar a ardência, misture-a às receitas logo no início do preparo”, aconselha Thiago Saldiva.
 
8. Poejo
É ideal para aromatizar sorvetes e cremes doces, dando um gostinho especial a eles. Também faz bonito com carnes fortes, como cordeiro e cabrito, tanto em marinadas como em molhos. “Use essa erva com moderação para o prato não ficar ardido demais”, alerta Thiago. O sabor assemelha-se um pouco ao da hortelã.