Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Saiba mais sobre os “louquinhos” das telinhas

'De médico e louco, cada um de nós tem um pouco.' Na vida real e nas novelas.. É só dar uma espiadinha nas tramas que estão no ar

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 09h38 - Publicado em 27 jan 2009, 21h00

Caminho das Índias

Tarso, Ademir e Yvone: os doentes mentais de Caminho das Índias
Foto: Divulgação

“De médico e louco, cada um de nós tem um pouco.” A primeira parte do ditado é fácil de confirmar – ou que atire a primeira pedra quem nunca arriscou um diagnóstico ou indicou um remédio para um amigo. Mas e a segunda? Antes de respondermos, primeiro teríamos que entender, afinal, o que é loucura. Segundo uma das definições do Dicionário Aurélio, seria “tudo que foge às normas, que é fora do comum; grande extravagância; louquice”. Seja como for, a loucura é um recurso sempre presente na teledramaturgia. Basta darmos uma espiadinha nas novelas que estão no ar no momento. As três tramas da Globo abordam o tema. 

Veja os personagens que fizeram história

Em Negócio da China, Denise (Luciana Braga), a cada capítulo, fica mais desequilibrada. Na ânsia de se vingar do ex-amante, Mauro (Oscar Magrini), ela até se uniu ao médico tarado Ramiro (Rodrigo Mendonça) para destruir a própria irmã, Júlia (Natália do Vale). Esta, inclusive, já indicou um psiquiatra para Denise.

Em Três Irmãs, Vidigal (Luiz Gustavo) e Chuchu (Otávio Augusto) entram e saem de sanatórios a toda hora.

Em Caminho das Índias, Ademir (Sidney Santiago) é um dos exemplos, mas Glória Perez, a autora da trama, promete ir fundo na temática. No decorrer da história, outros personagens também se mostrarão fora do eixo. Tarso (Bruno Gagliasso) sofrerá de esquizofrenia e ficará claro que Yvone (Letícia Sabatella) é uma psicopata.

Continua após a publicidade
Publicidade