Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Príncipe? Conde? Qual título o bebê de Meghan Markle deve ganhar?

E ainda: saiba quais as chances do filho de Meghan Markle e Príncipe Harry um dia ser coroado Rei da Inglaterra.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 16 jan 2020, 06h57 - Publicado em 15 out 2018, 15h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta segunda-feira (15), o palácio de Kensington anunciou que mais um bebê real está a caminho. A duquesa de Sussex, Meghan Markle, está grávida do primeiro filho ou filha com o príncipe Harry. Vem aí um principezinho, então? Não necessariamente. As regras para os títulos reais não são tão simples, e provavelmente só saberemos qual título o bebê receberá depois do nascimento, previsto para algum momento entre março e junho de 2019.

    Publicidade

    De acordo com a tradição britânica, se o bebê for um menino, ele poderia herdar no futuro o título de Duque de Sussex que hoje pertence ao pai. Antes de se tornar duque, ele seria então o Conde de Dumbarton, o segundo título mais importante de Sussex. Os ducados não podem ser herdados por mulheres, então, se a regra não mudar, e o casal tiver uma menina, ninguém herda o título de Duque.

    Publicidade

    Mas regras estão aí para serem quebradas, certo? Até 2013, mulheres não podiam passar a frente dos homens na sucessão ao trono. A Rainha Elizabeth mudou essa regra, e agora a sucessão é feita por ordem de nascimento, colocando a princesa Charlotte no páreo pela coroa.

    A Rainha pode também dar de presente o título de “Príncipe” ou “Princesa” para o bebê de Meghan e Harry, mesmo que pelas regras mais antigas ele não tenha esse direito. O que a Rainha decidir, está decidido: se ela quiser, o menino será “Sua Alteza Real Príncipe de Sussex” ou “Sua Alteza Real Princesa de Sussex”, se for uma menina. Isso aconteceu com as princesas Eugenie e Beatrice, filhas do Príncipe Andrew e netas da Rainha. Pela tradição, elas seriam apenas “Lady”, mas Elizabeth deu o título de presente para elas.

    Publicidade

    Mas os pais da criança também têm a liberdade de recusar esse presente, se assim acharem melhor. A Princesa Real Anne, irmã de Charles e de Andrew, preferiu deixar os filhos Peter e Zara sem o peso do título real. Os dois são oficialmente plebeus, por opção dos pais – mas estão na linha sucessória para o trono mesmo assim.

    Continua após a publicidade

    O filho do Príncipe Harry e de Meghan Markle pode um dia ser rei?

    A resposta curta é: dificilmente ele chega lá. Isso porque independente do sexo do bebê – já que de acordo com a mudança determinada pelo Ato de Sucessão de 2013, em que a entrada no poder não está ligada ao gênero do representante -, o filho ou a filha do casal será o sétimo na linha de sucessão da família real.

    Publicidade

    Logo após a Rainha Elizabeth II, a autoridade máxima da família real britânica atualmente, está o filho dela, Príncipe Charles. Abaixo, em 2º lugar, está o Príncipe William que, junto com Kate Middleton, atual duquesa de Cambridge, têm os filhos Príncipe George (3º lugar), a Princesa Charlotte (4º lugar) e o Príncipe Louis (5º lugar).

    Após as crianças de William e Kate, o 6º lugar é ocupado por Harry, o que faz com que o seu filho ou filha seja o 7º na linha da sucessão. Longe, né? Mas independente de título real ou lugar na linha sucessória, esse bebê já está sendo muito aguardado!

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.