Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

Marina Ruy Barbosa: “Sou perfeccionista. Não me entrego mais ou menos”

Atriz, empresária, garota-propaganda e influencer. Marina, na verdade, é multitarefas

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 Maio 2018, 12h31
 (André Nicolau/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Em pé num quarto de hotel, Gioconda Ruy Barbosa, 49 anos, observa a filha Marina Ruy Barbosa ser maquiada para um evento. “Desde que ela tinha 9 anos, era a mais embonecada nos testes para TV. Eu comprava roupinha nova, fazia penteados”, conta a stylist, que até hoje escolhe os modelos da atriz, de 22 anos. Certamente tem uma pitada do incentivo familiar no sucesso da estrela. Acima de tudo, porém, está o foco que ela demonstrou precocemente. “Marina sempre soube o que queria e correu atrás”, explica Gioconda.

A canceriana cumpre as tarefas sem reclamar; nunca demonstra cansaço. Ela abriu espaço para fazer as fotos desta reportagem em um dia de trabalho que havia começado antes das 6 da manhã e só terminou às 22 horas. A agenda cheia tem a ver com o estilo de negócio que essa carioca estruturou para além da carreira de atriz. Mariana passa largas horas, de segunda a sábado, gravando as cenas de Amália, sua personagem em Deus Salve o Rei, novela global das 7. Nos momentos que seriam de folga, desempenha o papel de empresária. Parceira de sete marcas, participa do desenvolvimento de produtos (alguns levam seu nome) e, depois, aparece nas campanhas para lançá-los.

Leia mais: Tuberculose ganglionar: o que é a doença que afetou Simaria

No mercado, associados à sua imagem, há sapatos, joias, roupas, bolsas, maquiagens e um carro. Marina dedica-se a todos os projetos como se fossem únicos. “Sou perfeccionista. Não gosto de me entregar mais ou menos. Se compro uma ideia, é porque vou me envolver, entrar no time. No final, sentirei orgulho do resultado”, afirma. Às vezes, extrapola os limites do contrato. Se ela acredita no potencial do produto e quer aumentar exponencialmente a venda, turbina a propaganda postando três ou quatro vezes mais do que estava combinado. Monta sozinha editoriais com fotos e mobiliza a audiência. Para isso, ela garante, submete as propostas que recebe a um rígido processo de seleção. “Sou exigente. Preciso me identificar com o produto para apostar nele.” Marina cuida bem de suas protagonistas na TV porque elas são o link com o público que continuará a acompanhá-la nas redes sociais. Com 24 milhões de seguidores no Instagram, detém o posto de 25ª artista mais influente do mundo, à frente de astros hollywoodianos, como Robert Downey Jr. O levantamento foi feito pela montadora de veículos Renault.

No país, de acordo com o estudo Os Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros, da Provokers para o Google e Meio & Mensagem, o nome dela sobe para o 18º lugar. É no Instagram que exibe penteados, makes e vestidos que escolhe para ocasiões especiais. Revela ainda episódios vividos no trabalho e a rotina com o marido, o empresário Alexandre Negrão, 32 anos. O registro da união deles, em Campinas (SP), foi a segunda foto brasileira mais curtida do ano passado.

Continua após a publicidade

Leia mais: Uma informação foi omitida na biografia de Meghan Markle pela Família Real

O segredo para manter a audiência permanentemente é ser fiel à própria personalidade, sem mostrar qualquer coisa que soe falso – como descreve. Essa transparência é suficiente para conservar a relação de proximidade com os fãs? A atriz crê que sim, pois tem tomado todos os cuidados. “O mais importante é não se tornar refém das redes”, diz. “Nunca perco de vista que ali está só um recorte. O real vai além e precisa ser alimentado sem registros. Não abro mão de sair com as amigas e ficar em família.” Antes de publicar, ela reflete sobre cada conteúdo. E só concretiza a postagem levando em consideração a responsabilidade que carrega como comunicadora. Então, opta por aquilo que é positivo. “Fotos de viagens, por exemplo, levam informação e cultura. E fazem as pessoas sentirem que estão comigo naquele lugar.”

O traquejo com as ferramentas digitais vem de experimentação. “Sou intuitiva, gosto de ouvir essa voz antes de agir”, revela. O pensamento a norteia também fora dos negócios. Ao revelar que se casaria tão jovem e com um homem mais velho, choveram críticas, sobretudo da imprensa. Não se deu ao trabalho de escutar. “Gosto da rotina de casada, de dormir e acordar juntinho”, conta. Marina enfrenta uma nova patrulha – a de quem pergunta quando o casal vai ter bebê – com uma resposta-padrão: “Queremos filhos, mas não há previsão. Ainda não me considero capaz de educar uma criança”. Nem há tempo para isso agora. A atriz, que nunca para, estará no próximo folhetim das 9, O Sétimo Guardião, de Aguinaldo Silva.

Continua após a publicidade

Leia mais: Mãe de Nara Almeida fala sobre não ver a filha por 22 anos

Marina Ruy Barbosa

Veja mais: Entenda a cirurgia de Thais Fersoza para reparar a diástase abdominal

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.