Tuberculose ganglionar: o que é a doença que afetou Simaria

Com tratamento longo, sintomas incluem dores na região cervical e febre

A notícia de que cantora Simaria, 35 anos, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar preocupou os fãs. Em novembro do ano passado, Simaria passou por um tratamento com duração de um mês após ser diagnosticada com infecção aguda de vias aéreas superiores e, na quinta-feira passada (12), foi internada no Hospital Sírio-Libanês. A notícia da alta nesta terça-feira (17) veio acompanhada do diagnóstico.

Segundo o pneumologista Gabriel Santiago, da Policlínica Granato, no Rio de Janeiro, a tuberculose ganglionar é bacteriana e acomete os gânglios linfáticos – também conhecidos como linfonodos.

Além do aumento dos gânglios com dor local, os sintomas normalmente estão associados aos da tuberculose pulmonar, como emagrecimento, febre e queda do estado geral. No entanto, diferentemente desse tipo mais comum da doença, ela não é transmitida de pessoa para pessoa.

Leia também: Kate Middleton está em trabalho de parto! Duquesa dá entrada em hospital

O diagnóstico costuma se dar após o paciente ser examinado por apresentar dores no corpo, principalmente na região cervical, além de febre. Estresse e queda do sistema imunológico estão associados às causas da doença, informa o médico.

De acordo com ele, o tratamento inclui o uso de quatro antibióticos por um período de seis meses, além de um reforço na alimentação, e não apresenta sequelas. A tuberculose ganglionar é o tipo mais comum de tuberculose extrapulmonar, principalmente em adolescentes e jovens adultos.

Leia também: Simaria é internada e Simone faz show sozinha

+ Não conseguia nem pegar meu filho no colo, diz Simaria sobre doença

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s