Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Com 45 anos de carreira, Marília Gabriela é a grande homenageada do 19º Prêmio CLAUDIA

A atriz, escritora e jornalista foi a homenageada especial da cerimônia do Prêmio CLAUDIA 2014. Relembre os momentos mais marcantes de sua vida e carreira.

Por Redação CLAUDIA Atualizado em 4 nov 2016, 17h50 - Publicado em 12 jan 2015, 18h34

A jornalista sempre repete que é “movida pelo risco”. Senão, a vida não teria a menor graça. A homenageada especial do 19º Prêmio CLAUDIA tem a inquietude impregnada no DNA e se reinventa o tempo todo. Não bastasse ser considerada a melhor entrevistadora do país, quis ousar ser também cantora, atriz e escritora.

Marília Gabriela começou como estagiária no Jornal Nacional, da TV Globo, em 1969. Já no primeiro dia de trabalho, um profissional da equipe faltou e a jovem nascida em Campinas, no interior paulista, foi escalada para fazer a reportagem no lugar dele. Iniciava-se ali uma bem-sucedida e sólida trajetória. Pouquíssimo tempo depois, já seria repórter contratada da emissora e, adiante, apresentadora de telejornal.

Em 45 anos de carreira, completados em 2014, Marília entrevistou milhares de personalidades, entre elas líderes da estatura do palestino Yasser Arafat, do israelense Shimon Peres e do cubano Fidel Castro, além do tenor italiano Luciano Pavarotti, do popstar inglês Elton John e do escritor americano Gore Vidal.

Sempre com a firmeza e a elegância que lhe são peculiares, nunca se deixou intimidar por nenhum deles. Marília também se destacou na cobertura política ao mediar debates eleitorais – incluindo o primeiro entre os presidenciáveis, em 1989, pela TV Bandeirantes. Àquela altura, porém, o talento irretocável e a vocação para o pioneirismo da paulista já tinham conquistado os brasileiros. Afinal, de 1980 a 1984, ela havia sido âncora do antológico TV Mulher, na TV Globo, o primeiro programa de variedades do país voltado para a mulher moderna.

Ali, eram discutidos sexualidade, direitos femininos e outros temas até então encarados como tabus. Sexo, aliás, foi o foco de um dos programas recentes da jornalista. Em Gabi Quase Proibida, ela arejou as madrugadas do SBT tratando do assunto com especialistas e artistas. Hoje, na mesma emissora, comanda De Frente com Gabi, no qual recebe convidados de áreas como economia, medicina e cultura. E ainda faz Marília Gabriela Entrevista, no canal a cabo GNT. Sorte de quem pode acompanhar todas as facetas da nossa incansável hors-concours.

Continua após a publicidade
Publicidade