Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cinco vilões emocionais da dieta

Descubra como superar os medos e as aflições que fazem você se enganar e emagreça ao mesmo tempo em que cuida de sua mente

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 13h32 - Publicado em 22 Maio 2012, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Compensar a correria na alimentação é autoboicote. Fique atenta!
    Foto: Getty Images

    Se você já tentou emagrecer várias vezes e não conseguiu perder peso, saiba que o problema pode não ser o que você come, mas a maneira de encarar a comida. Se volta e meia você se estressa no trabalho e “se dá de presente” um brigadeiro, por exemplo, fique atenta: compensar a correria na alimentação é autoboicote. Milhões de razões podem estar por trás disso. Há quem coma para chamar a atenção dos outros, suprir uma carência ou fugir de um problema. Para emagrecer é preciso cuidar da cabeça. E solução está na sua mão!

    1. Estresse
    A falta de tempo para cuidar de si faz você dizer: “Ah, eu mereço um chocolate!”. Mas sabendo disso, você pode identificar esse padrão de pensamento e fugir da tentação. Encontre outras formas de se presentear, como uma roupa nova ou uma ida ao cinema.

    2. Ansiedade
    Um prato cheio pode parecer só um lanchinho se a sua cabeça estiver lá longe, sofrendo por algo que nem aconteceu. Cuidado!

    Continua após a publicidade

    3. Solidão
    Comer sozinha pode ser uma armadilha. Como ninguém está olhando, comer o dobro vira outra sabotagem. Investigue o porquê desse comportamento. Será que as pessoas estão te julgando e invadindo demais o seu espaço? Será que você precisa ter um segredo só seu? E será que é preciso ter comida nesse seu “esconderijo”?

    4. Medo?
    Por trás do doce fora da dieta pode estar escondido o medo de emagrecer. Explica-se: ao perder peso você muda. Essa nova mulher chama a atenção dos homens e provoca ciúmes. E isso assusta quem sempre passou despercebida. O medo faz comer mais. Um psicólogo a ajudará a gostar do mulherão que quer ser.

    5. Punição
    Quando bate a sensação de decepção com você mesma, vem a autopunição: “Não sou boa o suficiente. Ninguém gosta de mim.” Não há pedaço de bolo que resista. Sabendo disso, pense: até que ponto a culpa é sua?

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.