Mix certeiro: base neutra e bela estampa
A transformação foi completa, mas ficou do jeitinho que os moradores desejavam
Com uma aparência que denunciava a idade, o apartamento que a administradora Claudia Ostermann e o contador Robinson Sartori adquiriram há um ano, em Porto Alegre, clamava por uma reforma. Exigentes, os novos donos decidiram: nada de desembarcar as malas antes de promover o quebra-quebra. Um mês e meio depois, boa parte do apê estava renovada – o que incluiu mudanças radicais na cozinha e na lavanderia. “A transformação foi completa, mas valeu a pena! Eles ficaram do jeitinho que eu queria: práticos e sofisticados”, comemora a gaúcha, que tocou a obra por conta própria.
Foto: Arquivo Pessoal
8,60 m² para circular e trabalhar
❚ Em espaços compactos, é preciso simplificar a distribuição dos elementos a fim de manter a circulação livre – com, pelo menos, 60 cm de largura. Armários suspensos (1) ajudam a liberar preciosos centímetros.
Ilustração: Alice Campoy
Armários sob medida deixam tudo em ordem
❚ Foi fácil dar nova identidade aos espaços. “Tivemos sorte porque o proprietário anterior já havia unido a cozinha à sala, o que, para mim, seria essencial. Outro detalhe que já estava pronto e me agradou foi a troca da antiga porta de entrada do cômodo pelo painel de tijolos de vidro”, conta Claudia.
❚ Bem dimensionados, os móveis foram feitos de MDF com acabamento de laminado melamínico, superfácil de limpar. Na cozinha, o projeto incluiu seis módulos aéreos com portas basculantes (70 x 33 x 34 cm*, cada um dos quatro centrais; 60 x 33 x 34 cm, o módulo à direita; e 65 x 33 x 44 cm, a peça da esquerda), nichos para dez garrafas (84 x 33 x 34 cm), suporte de microondas (60 x 45 x 40 cm), três gavetas (60 x 54 x 67 cm), paneleiro (70 x 54 x 33,5 cm), módulo inferior (70 x 54 x 33,5 cm) e armário de duas portas (70 x 54 x 67 cm).
❚ Disposta a evitar modismos, a moradora compôs uma base infalível: elegante granito preto na bancada, marcenaria branca e piso de porcelanato que lembra cimento.
❚ Acima da pia, uma faixa de porcelanato com estampa de ladrilhos hidráulicos dribla a sobriedade dos tons e dá personalidade ao espaço.
❚ Um spot com três lâmpadas dicroicas direcionáveis paira acima da bancada de refeições, na fronteira da cozinha com a sala. Fixada abaixo do armário suspenso, uma fita autocolante de LED reforçou a iluminação, facilitando as investidas do cozinheiro da vez.
Antes de Depois
Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Jaeger
Área de serviço mais bonita e organizada
❚ As paredes da lavanderia ganharam cara nova sem a troca dos azulejos. Para poupar gastos, a saída foi pintá-los de branco com tinta epóxi, que é própria para cerâmica.
❚ O piso foi recoberto do mesmo porcelanato cinza-escuro da cozinha. A opção traz unidade estética, além de carregar outras vantagens: a cor ajuda a disfarçar pequenas sujeiras, e as placas grandes (60 x 60 cm), com acabamento Preços Pesquisados entre 10 e 14 de julho de 2014, sujeitos a alteração. retificado, permitem um assentamento mais limpo com o uso de menos rejunte.
❚ “No início, minha intenção era manter o tanque. Avaliando melhor, no entanto, percebi que, se não colocasse um gabinete abaixo dele, perderia um bom espaço. Então, preferi mudar tudo”, relata Claudia. O projeto contemplou uma bancada de granito (74 x 58 cm), tanque de inox embutido e armário de duas portas (70 x 54 x 67 cm), feito do mesmo material dos modelos da cozinha.
❚ Para manter tudo no lugar, um segundo armário, com dimensões mais amplas (0,70 x 0,40 x 1,90 m), foi colocado junto à parede oposta à máquina de lavar. A peça, assim como as demais, foi executada sob encomenda.
Antes e Depois
Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Jaeger