Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

11 soluções para multiplicar o espaço

Não se sinta dentro de uma lata de sardinha na sua própria casa! Aproveite cada cantinho para guardar tudo o que for preciso e lance mão de alguns truques para fazer a área parecer maior aos olhos. Acompanhe 11 soluções incríveis!

Por TEXTO CECILIA ARBOLAVE E LARA MUNIZ FOTOS MARCOS LIMA
Atualizado em 19 fev 2020, 13h22 - Publicado em 30 dez 2016, 15h12

1. Ocupe o vão sob a cama

Disponha embaixo do estrado caixas de madeira ou de plástico dotadas de rodízios. Você pode, ainda, investir em uma cama que já inclua gavetões e nichos, como a Till, que mede 1,46 x 1,99 x 0,48 m* (Meu Móvel de Madeira). Deixe as peças de uso constante à frente – as demais podem ficar no fundo. Na foto, enxoval da Altenburg, quadros da Moldura Minuto e tapete da Tabacow.

FOTOS MARCOS LIMA

2. Baú na cabeceira guarda a roupa de cama

Continua após a publicidade

Se o seu negócio é a cama box, em vez de uma cabeceira comum, escolha uma peça com espaço para acomodar o enxoval e apoiar a luminária – aqui foi usado o Encosto Baú de solteiro (94 x 37 x 79,5 cm), da linha Joker, da Tok & Stok. De quebra, você ainda dispensa o criado-mudo, que pode dificultar a circulação no ambiente. Luminária da Tok & Stok e edredom da Altenburg.

FOTOS MARCOS LIMA

3. Invista em móveis multiúso

Continua após a publicidade

Pufe? Mesa lateral? Baú? Na dúvida, fique com as três opções. O baú com assento estofado (45 x  48 x 45 cm, na Evolukit) e o módulo com porta e assento estofado (70 x 45 x 45 cm, na Evolukit) dão uma força na organização das miudezas e fazem bonito na sala de estar.

FOTOS MARCOS LIMA

4. Porta de correr cede lugar para armários

Continua após a publicidade

Ao abrir, uma porta comum ocupa cerca de 80 cm dentro de um ambiente. Caso decida por um modelo de correr, você pode aproveitar essa área com prateleiras e ganhar um armário, como neste projeto da Arte Toscana. Lojas de ferragens vendem kits prontos para transformar uma peça tradicional em corrediça.

FOTOS MARCOS LIMA

5. e 6. Cortina e tapete se aliam para enganar os olhos

Continua após a publicidade

As listras do tapete de lã (Zarif Tapetes) dão profundidade ao ambiente, enquanto a cortina longa, pendurada rente ao teto, aumenta o pé-direito. “Por ser transparente, a cortina de voal ainda deixa ver parte do terraço, expandindo a sala”, explica a autora deste projeto, Alessandra Almeida, do escritório Vidal & Sant’Anna Arquitetura.

FOTOS MARCOS LIMA

7. Entenda as dimensões e aproveite o espaço aéreo

Continua após a publicidade

Antes de ocupar o ambiente com móveis, pense nas disposições possíveis. Este quarto de criança ganhou uma cama baixa, perto da janela, e uma beliche suspensa, que deixa o vão embaixo livre para uma bancada de estudo. “As portas do armário foram revestidas de espelho. Além de dar sensação de amplitude, ele é útil na hora de trocar de roupa”, aponta Alessandra, do Vidal & Sant’Anna Arquitetura.

FOTOS MARCOS LIMA

8. Espelho amplia o visual

A sala projetada pela arquiteta Ana Maria Vieira Santos tem medidas enxutas, mas nem parece! Isso porque a mesa de jantar fica encostada em uma parede inteiramente espelhada, aparentando ter o dobro de lugares. Atenção: avalie se seu mobiliário combina com esta solução. Peças clássicas, modernas e minimalistas dão certo, mas móveis de estilo étnico ou romântico, nem sempre. 

FOTOS MARCOS LIMA

9. Pendure bolsas e acessórios na parede

Tire o mancebo do caminho sem perder lugar para apoiar itens. Feitos de restos de jequitibá e de cedro, torneados e pintados com tinta à base de poliuretano, estes penduradores ou puxadores de móveis dão cor à decoração. A dica é especialmente útil quando os penduradores ocupam aquele espacinho pouco aproveitado atrás de portas ou sob escadas.

FOTOS MARCOS LIMA

10. Encaixe um gabinete sob a pia com coluna

Como a área deste banheiro é limitada, o armarinho com rodízios (linha Bianco, com 60 x 40 x 56 cm, da Tok & Stok) resolveu o problema de colocar em ordem os objetos de uso cotidiano. O móvel tem um vão feito para acomodar a coluna da pia e “seu tampo serve de apoio para toalhas e cestinhos organizadores, muito práticos quando estão à mão”, defende a arquiteta Alessandra, do escritório Vidal & Sant’Anna.

FOTOS MARCOS LIMA

11. Sapatos servidos na bandeja

Com um par do lado do outro, fica muito mais fácil se arrumar antes de sair de casa! Se tiver um marceneiro de confiança, você pode encomendar uma gaveta sob medida, feita de MDF ou de compensado, com quatro rodízios. Se preferir uma solução mais rápida, invista neste modelo comprado pronto (linha Joker, 0,70 x 1,80 x 0,25 m, da Tok & Stok). Cama da Tok & Stok, cabeceira da Etna e enxoval da MMartan.

FOTOS MARCOS LIMA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.