Marcela Scheid desdobra a sensibilidade e a força da mulher em novo livro
Dividido em seis capítulos, "Estavelmente Instável" traz um mar de emoções aos leitores
Um livro para quem não tem medo de sentir – é assim que Estavelmente Instável, de Marcela Scheid, pode ser definido. A obra, lançada nesta semana pela Editora Planeta, é a primeira coletânea de desenhos e poesias da artista-escritora.
“Primeiro surgiu o nome, que compunha uma arte fiz em 2020. Em 2023, a editora entrou em contato comigo e demorei um pouco para entregar o projeto – sentia que precisava amadurecer minha escrita”, conta Marcela à CLAUDIA. “Acabei fazendo tudo: desde as ilustrações até a diagramação.”
O processo não foi fácil: a artista precisou trilhar um caminho desconhecido e lidar com a famosa síndrome da impostora – que atinge até as mulheres mais talentosas do mundo.
O medo veio porque, até então, seu trabalho era majoritariamente digital: em 2018, passou a compartilhar suas obras no Instagram e logo ganhou destaque pelo traço original e textos delicados. Hoje, porém, ela já atingiu públicos a partir das colaborações com marcas como Hershey’s, Westwing e Dzarm.
“Foi um processo que nunca tinha vivido antes. Na minha cabeça, o livro tem uma perenidade que me assustou muito. Eu achava que não tinha a menor noção de como fazer isso. Mas, na verdade, eu tinha sim”, reflete. “Essa insegurança é uma coisa muito instalada em nós. A gente acha que nunca está pronta.”
O resultado são seis capítulos com títulos que subvertem adjetivos pejorativos que as mulheres recebem ao longo da vida: dramática, louca, muito difícil, exagerada, histérica e sensível demais. Cada um deles também conta com um texto introdutório de uma escritora convidada, como Ana Suy, Natalia Timerman, Maria Carolina Casati, entre outras.
“Ele é um pedaço de mim. É fruto de tudo que vivi até aqui. Ainda assim, é sobre todas nós. Apesar do meu trabalho ser sobre minhas experiências, questões, sensibilidade e vulnerabilidade, ele não é só meu”, comenta.
Na poesia Quantas vezes dá pra viver o mesmo fim?, por exemplo, Marcela discorre sobre a vontade de demonstrar amor a alguém que não está tão engajado no relacionamento. Já em Reverbero, ela ressalta que a opinião do outro sobre nós não é uma verdade absoluta.
A estreia de Marcela no universo literário é cativante e nos transporta a um universo de emoções intensas. A artista consegue explorar temas profundos – como amor, perda e renascimento – com uma simplicidade arrebatadora, revelando uma voz poética madura e, ao mesmo tempo, envolvente.
Cada verso parece pulsar com vida própria, trazendo uma reflexão sobre o cotidiano e as nuances dos sentimentos humanos, o que torna a leitura uma experiência tocante e transformadora.
Suas ilustrações complementam os versos com maestria, revelando uma habilidade singular de captar o espírito de cada texto e ampliá-lo visualmente. Essa combinação, inclusive, nos dá a chance de explorar diferentes camadas de interpretação.
“O propósito desse livro é muito mais do que autenticidade. É sobre descobrir seu caminho da forma como ele tiver que ser”, avalia Marcela.
Estavelmente Instável, de Marcela Scheid
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.