Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Mostra no Rio de Janeiro reúne mais de 100 obras de artistas nacionais

De acervo privado, obras de artistas nacionais de diferentes épocas e movimentos fazem um recorte valioso da nossa produção

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 mar 2021, 11h00
quadro chamado A Coleção
"A Coleção" é uma obra de 2009 do artista plástico paulistano Pazé. Pertence ao acervo privado dos brasileiros José Olympio e Andrea Pereira que, a partir deste mês, emprestam algumas de suas aquisições para exposição no Rio de Janeiro (Foto/Divulgação)
Continua após publicidade

Com cerca de 2,5 mil obras, uma das mais conceituadas coleções de arte privada do mundo pertence ao casal brasileiro José Olympio e Andrea Pereira. O presidente do banco Credit Suisse no país e sua esposa, que afirmam terem começado a empreitada despretensiosa nos anos 1980, priorizam produções de artistas nacionais a partir da década de 1940 até hoje. Merecem destaque nomes renomados, como Claudia Andujar, Tunga, Rosângela Rennó, Leda Catunda e Leonilson, que se mesclam a artistas jovens.

Felizmente, esse tesouro não é mantido longe do público. São frequentes os empréstimos até para exposições internacionais, além de terem montado o Galpão da Lapa, em São Paulo, espaço onde armazenam e mostram suas obras.

Obras de arte
Do topo, prosseguindo em sentido horário, “Tô Engarrafada” (2013), de Marina Rheingantz; “Autorretrato com veneno” (2004), Laura Lima; “Jardim nº 31” (2015), de Lucia Laguna; “Masks” (2012), de Daniel Steegmann Mangrané. (Jardim nº 31, Eduardo Ortega; Autorretrato com veneno, Romulo Fialdini; as demais/Divulgação)

Agora, de 24 de março a 24 de maio, cederão peças da coleção para a exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Sob curadoria de Raphael Fonseca, mais de 68 artistas e 110 obras estarão dispostas em oito salas. Lembrando que, por causa das medidas de segurança em decorrência da pandemia, o público é reduzido a 20% do total e é preciso reservar ingressos previamente pelo site eventim.com.br.

Obra de arte
“Carmen Miranda – Uma Ópera da Imagem” (2010), de Laercio Redondo. (Foto/Divulgação)

 

Conversando sobre notícias ruins com as crianças

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.